Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!
Professores da rede municipal de ensino é o público-alvo do curso que apresenta modalidade criada em Jaú e que reúne fundamentos de vários esportes
A Prefeitura de Jahu, por meio das Secretarias de Educação e Cultura, Esporte e Turismo, realiza neste sábado (15/03) o Curso Open de Polibol. O curso que vai apresentar a modalidade esportiva criada em Jaú e que reúne fundamentos de vários esportes será das 8h às 12h no Ginásio de Esportes Dr. Flávio de Mello.
Sob orientação do professor e criador da modalidade, Fernão de Toledo Castro, a o curso de formação é oferecido aos professores de Educação Física da rede municipal de ensino e demais interessados, devendo reunir cerca de 50 profissionais. O curso tem por objetivo difundir o Polibol enquanto prática educacional, esportiva e recreativa, instruindo os leigos sobre os princípios do mesmo e atualizando conhecimentos dos já praticantes.
“A Secretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Educação e o professor Fernão, fará esse primeiro curso de polibol. O polibol é uma modalidade criada pelo próprio professor Fernão e envolve várias modalidades esportivas, com basquete, futebol e handebol, além da queimada. A idéia é divulgar essa modalidade que está sendo utilizada pelos professores de educação física. É um esporte muito dinâmico e que ajuda muito no crescimento das crianças”, diz o supervisor Márcio Martins, da Secretaria de Esporte de Jaú.
Os organizadores avisam que a inscrição para participação foi encerrada tão logo chegou ao limite de vagas, mas o curso é aberto e todos podem assistir. É só comparecer ao ginásio neste sábado. A modalidade tem um site próprio - http://www.polibol.com/ - onde estão informações sobre o esporte, regras e fotos.
O Polibol
A criação do jogo de Polibol se deu em meados de 1980, durante uma atividade de Educação Física, quando os alunos destoavam sobre qual esporte seria praticado na aula. Segundo Castro, “Como não chegaram a um acordo, determinei que uma jogasse o Handebol e a outra, quando de posse da bola, o Futebol de Quadra”.
Com base em resultados satisfatórios obtidos nas aulas, o professor aderiu novas técnicas e aperfeiçoou o jogo incorporando fundamentos do Handebol, Futsal, Basquete, Vôlei (esportes de quadra) e Queimada (recreação), além da disciplina e o respeito do Judô. A ideia de Fernão era criar uma prática esportiva interessante, movimentada, de fácil aprendizagem e que possibilitasse a participação de ambos os sexos.
Além dos benefícios físicos, o Polibol possui valor educativo e auxilia no desenvolvimento bio-psico-sócio e filosófico, contribuindo para a socialização. Mais informações sobre o jogo estão disponíveis em http://www.polibol.com.
O professor
Jauense, Fernão de Toledo Castro é formado em licenciatura plena pela Escola Superior de Educação Física da Instituição Toledo de Ensino (ITE). Enquanto professor trabalhou em colégios particulares e escolas estaduais em Jahu e Bariri, além de desenvolver atividades junto à Associação Jauense de Educação e Assistência (Ajea). Como técnico desportivo da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da Prefeitura Municipal de Jaú, atuou no Serviço Social da Indústria (SESI) e unidades escolares municipais.
Vale a pena saber
POLIBOL é um esporte que utiliza fundamentos do Handebol, Basquetebol, Futsal, Voleibol e "Queimada", com a disciplina e o respeito do Judô. Foi criado pelo Professor Fernão de Toledo Castro em 1980, na cidade de Jaú.
O Polibol é disputado em uma quadra poliesportiva entre duas equipes com 6 jogadores, sendo 1 goleiro. O jogo é iniciado com o tiro de árbitro: bola ao ar no centro da quadra.
O jogador que recebe a bola tem 2 opções para dominá- la: através do MANEJO “A” ou MANEJO “B”:
MANEJO “A” - Usando os membros superiores, o jogador dará sequência ao lance com a movimentação do Handebol, porém sem poder quicar a bola nem apanhá- la abaixo da linha dos joelhos. Através do MANEJO “A”, o jogador poderá marcar gols ou cestas.