Prefeitura de Jahu > Prefeitura destaca presença de quase 10 mil pessoas no parque nas atrações do Jahu Folia

Grupo Katinguelê

Estimativa é de que de 8 a 10 mil pessoas assistiram aos shows de Katinguelê e outros grupos, mas público também se divertiu no centro histórico da cidade, Potunduva e Pouso Alegre

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo, fez avaliação positiva dos quatro dias do Carnaval Jahu Folia. Também destacou as parcerias para promover a festa e a grande adesão do público às atrações diversificadas tanto na cidade como nos bairros e no próprio Distrito de Potunduva. O maior público foi no Parque do Rio Jaú, que recebeu de oito a dez mil pessoas nos dois dias de shows com as bandas Barulhinho Bom, Katinguelê, Maresia e Sinhá.

O secretário de Cultura, Esportes e Turismo, Hamilton Chaves, disse que as manifestações da população sobre o Jahu Folia foram positivas. “Conseguimos grande público em quase todos os eventos. Teve atração para o jovem, para a velha guarda, para a criança... fizemos parcerias com a iniciativa privada e assim conseguimos dar opções para a população se divertir e ver as diversas manifestações culturais do carnaval.”

Hamilton Chaves disse que a volta dos blocos nas ruas e a escola de samba desfilando no centro é um prenúncio do que se pretender fazer em 2015. “Queremos ajudar ainda mais os grupos carnavalescos a se estruturarem.”

“Nos shows no parque do Rio Jaú Jaú conseguimos colocar de oito a dez mil pessoas nos dois dias. A Batucada do Bacalhau teve de 500 a 600 pessoas participando todos os dias”, avaliou o secretário de Cultura. Ele cita ainda que nos outros locais (Potunduva, Pouso Alegre, recinto de Expo/Carnasani, Jahu Clube) também foram palco de eventos para a população. Isso sem contar a praça Siqueira Campos e o centro histórico com as concentrações de blocos.

“Os números são muito positivos e indica que talvez seja esse o caminho. Vamos ouvir a população e os grupos carnavalescos para montar o carnaval de 2015, mas acredito que acertamos no formato”, informa o secretário Hamilton Chaves, ressaltando que o carnaval de Jaú é um evento turístico e é tratado como importante fonte de atração de turistas.

“Foram quatro dias contagiantes. A população jauense foi para as ruas, para os clubes e parque da cidade. Mais de oito mil pessoas caíram na folia. Saldo positivo para todos que acreditaram na tradição de 130 anos do carnaval jauense. População atendida, empresários e comerciantes colhendo frutos do investimento e nós, do poder público, acreditando que estamos muito próximos do formato ideal. Parabéns Jaú, a maior festa popular da cidade foi devolvida finalmente a quem de fato sempre foi o protagonista, o povo”, disse o gerente da Secretaria de Cultura, Jeferson Miranda.

Desfile no último dia - O Jahu Folia começou no sábado, dia 1º com a presença do grupo Os Menestréis no Sábado na Praça. Era o início de uma programação diversificada, com mais de 20 atrações em diferentes pontos de Jaú. Destaque para a noite de domingo, quando o grupo Katinguelê atraiu cerca de 5 mil pessoas ao Parque do Rio Jaú para ouvir os sucessos de mais de duas décadas de história. Antes, o grupo Barulhinho Bom animou a festa.

Entre os dois shows musicais chamou atenção a aula de ritmos comandada pelo professor Clayton Quintiliano. Foi um “aulão” sem precedentes, com milhares de pessoas agitando ao som de vários ritmos e se aquecendo para o que viria a seguir, o show do Katinguelê.

O mesmo parque também viu milhares de pessoas – acima de 3 mil – na noite de segunda-feira, quando a Banda Maresia e o Grupo Sinhá comandaram o baile de carnaval ao ar livre. Na mesma noite, em outros locais, o jauense também se divertiu com atrações em Pouso Alegre, Distrito de Potunduva e Jardim Padre Augusto Sani.

Na terça-feira de Carnaval, no último dia do Jahu Folia, a Escola de Samba Unidos da Vila XV desfilou no centro histórico de Jaú. A escola, com cerca de 300 integrantes, saiu do Mercado Municipal, por volta das 20h, seguiu pela rua Visconde do Rio Branco até a Edgard Ferraz e passando pela Amaral Gurgel, próximo ao Jahu Clube, onde ocorreu a dispersão.

Com algumas alas, como das baianas e das crianças, alguns destaques, um casal de mestre-sala e porta-bandeira, a bateria e puxadores do samba, a escola atraiu um bom público ao centro da cidade. Depois do desfile, o Jahu Folia reuniu adeptos do velho carnaval no Baile da Saudade, no Jahu Clube Centro, onde o grupo Unidos da Jovem Banda tocou as tradicionais marchinhas de carnaval.

VEJA MAIS FOTOS DO SHOW DE KATINGUELÊ

Carnaval Jahu Folia: Baile da Saudade no Jahu Clube - FOTOS