Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!
Secretária de Governo de Jaú, Ana Carolina A. Martins
Série de palestras oferecida pela Prefeitura de Jahu será retomada em 12 de fevereiro com Remédicos do Riso abordando o voluntariado
A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Governo, retoma na quarta-feira (10/02) a série de palestras do Projeto Desenvolvendo Talentos. Depois da pausa no fim do ano e em janeiro as palestras estão de volta e, de imediato, com um tema que promete empolgar: “Ser Voluntário”.
Os palestrantes são justamente duas pessoas que fazem do voluntariado suas razões de viver por meio do grupo “Remédicos do Riso”. A palestra será às 19h, no Cinema Municipal. A participação é destinada aos servidores públicos, mas também podem participar todas as pessoas da comunidade.
Os palestrantes são Rogério César Fabre e João Alberto Rosin, que se vestem de clown e levam alegria a crianças e demais pacientes internados. Coordenadores do grupo Remédicos do Riso, que atua no Hospital Amaral Carvalho de Jaú, Rogério e João devem conduzir a palestra de forma bem descontraída e mostrar o quanto é importante dedicar uma hora do seu tempo para o voluntariado.
A secretária de Governo, Ana Carolina de Andrade Martins, salienta que o trabalho voluntário é muito importante para a sociedade. “Através desse nobre e solidário gesto, as pessoas atendidas experimentam o sentimento de que são importantes para outros e que os valores e respeito ao próximo valem a pena e fazem diferença nas diversas situações impostas pela vida”, diz.
“Convidamos todos os servidores municipais e demais membros da sociedade de Jaú para participarem da palestra com a presença do grupo de voluntários do HAC, Remédicos do Riso. O tema será voluntariado. O que é voluntário? Todo cidadão que dedica parte do seu tempo, sem remuneração, a diversas formas atividades como ator social e agente de transformação”, convida a secretária Ana Carolina.
“Qual o objetivo dessa palestra? Resgatar o altruísmo e a solidariedade, porque são valores morais socialmente constituídos vistos como virtudes do indivíduo. Nós convidamos todas as pessoas, porque é um momento para que possamos estar refletindo qual é nosso papel perante a sociedade”, completa a secretária de Governo da Prefeitura de Jahu.
João Alberto Rosin fala sobre o tema. “Vamos mostrar um pouco do trabalho que realizamos em benefício dos pacientes do Hospital Amaral Carvalho, seus acompanhantes e os colaboradores da instituição, com o objetivo de despertar nas pessoas a vontade de serem voluntários também”, afirma.
Rogério César Fabre complementa ressaltando que há diversas maneiras de ser voluntário. “Não é preciso, necessariamente, se vestir de palhaço para realizar uma ação voluntária. As pessoas podem colaborar com atividades de creches, abrigos, escolas, asilos e até mesmo dentro de suas próprias casas.”
Trabalho - O trabalho dos Remédicos do Riso consiste em levar alegria aos pacientes, acompanhantes, funcionários e colaboradores do HAC. Com o paciente (foco principal) a intenção é de resgatar o lado sadio da vida, o lado criança, histórias alegres, etc., que, em virtude do tratamento, ficaram esquecidos.
O grupo é formado por 60 clowns atuantes, porém, o grupo tem mais de 70 integrantes. Eles contam com suporte de profissionais nas áreas de Psicologia, Motivação e Artes Cênicas. O grupo possui integrantes de diversos segmentos profissionais, como policial militar, cuidadora de idosos, vendedor, mecânico, assistente social, artesão, escriturário, bancário, professor, funcionário público e outros.
Além do trabalho solidário no hospital, os Remédicos do Riso realizam palestras gratuitas voltadas ao trabalho voluntário em escolas, faculdades e empresas.