Palestras sobre organização financeira orientam usuários do CRAS e conviventes do Centro de Convivência do Idoso
![]() |
No primeiro dia de apresentação (27/11), a palestra foi realizada no salão da Igreja Matriz do Distrito de Potunduva. As demais apresentações, na quinta-feira (28/11), foram feitas no Centro de Convivência do Idoso “Alencar Cachulo” e no CRAS do Jardim Pedro Ometto.
Além disso, a coordenadora afirma que é importante aprender a utilizar o recurso de registrar os gastos para se programar melhor financeiramente e saber quanto pode ser gasto. “A partir deste exercício de registrar todos os gastos, as pessoas, muitas vezes, acabam descobrindo que gastam mais do que ganham e, portanto, gastam mal”, pontua.
![]() |
A coordenadora explica que, com este entendimento, as pessoas tomam consciência de que é possível ter uma vida financeira mais tranquila e saudável. “Quem está devendo não dorme direito, não relaxa, não coloca a cabeça no travesseiro e dorme. Por isso é muito importante ter essa consciência da utilização do dinheiro. E, inclusive, damos algumas dicas para quem está devedor sobre como se eximir das dívidas. Procuramos dar alguns exemplos práticos para auxiliar as pessoas no dia a dia para que elas convivam melhor com a sua vida financeira”, completa.
Segundo Valéria, o mesmo tema destinado aos idosos – como foi ministrado no Centro de Convivência do Idoso – objetiva alertá-los sobre os cuidados para a elaboração de um orçamento e na contratação do crédito. “Os idosos pensionistas do INSS têm este recurso de obter o crédito consignado, que é uma linha de financiamento com juros mais baixos, mas, nesta proporção, eles ficam sujeitos a algumas armadilhas. Então, nesta palestra de orientação financeira alertamos sobre os cuidados que as pessoas devem tomar para evitar o endividamento, a obtenção de valor quando não é necessário e os cuidados que elas devem ter nas contratações de créditos de forma geral”, finaliza.