8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > JAHU PROÍBE PLANTIO DE TULIPA AFRICANA: ESPÉCIE APRESENTA RISCO ÀS ABELHAS NATIVAS SEM FERRÃO E À POPULAÇÃO

JAHU PROÍBE PLANTIO DE TULIPA AFRICANA: ESPÉCIE APRESENTA RISCO ÀS ABELHAS NATIVAS SEM FERRÃO E À POPULAÇÃO

Você sabia que em nossa cidade é proibido plantar a tulipa africana (Spathodea campanulata)?
A proibição consta na Lei Municipal Nº 5.309/2021, que determina também a substituição da espécie.
Também conhecida como bisnagueira, chama-da-floresta, xixi-de-macaco ou tulipeira-do-gabão, essa árvore chamativa com belas flores de cor laranja contêm uma substância tóxica para abelhas, insetos e beija-flores.

O PERIGO DA TULIPA AFRICANA
Essa espécie exótica pode ser fatal para as abelhas nativas sem ferrão, que quando se aproximam dela são intoxicadas e podem morrer. Esse é um problema grave, pois essas abelhas são responsáveis por polinizar a flora local, garantindo a perpetuação das espécies nativas.

CONSEQUÊNCIAS DA FALTA DE ABELHAS
A polinização feita pelas abelhas nativas sem ferrão é um processo fundamental para a produção de alimentos. Sem elas essa cadeia pode ser afetada, com consequências graves para o ecossistema local. Além disso, a perda da biodiversidade pode ter impactos negativos para o meio ambiente e para a saúde humana.

O QUE VOCÊ PODE FAZER?
Pode ajudar a proteger as abelhas nativas sem ferrão e o ecossistema local:
- Não plante tulipa africana em seu jardim, calçada, áreas verdes ou Áreas de Preservação Permanente - APPs.
- Informe-se sobre a importância da polinização e da proteção das abelhas nativas sem ferrão.
- Participe de iniciativas de educação ambiental e conscientização sobre a importância da proteção do ecossistema.

Não é somente sobre abelhas. É sobre nós também!

Tags

COMPARTILHAR