ADEQUANDO ARBORIZAÇÃO URBANA: ÁRVORES COM RISCO À FIAÇÃO ELÉTRICA SÃO CORTADAS
Entre esta quarta e quinta-feira (22 e 23/01) cerca de 50 árvores que representam risco à rede de energia elétrica em nossa cidade serão retiradas.
Elas são leucenas, espécie exótica e invasora, que devido a seu crescimento rápido e madeira de qualidade relativamente ruim, frequentemente seus galhos quebram em cima da fiação.
As árvores retiradas são trituradas pela CPFL e a Secretaria de Meio Ambiente (Semeia) pode utilizar esse material como adubo natural e cobertura do solo em paisagismos.
A iniciativa faz parte da segunda etapa do 'Arborização + Segura', programa da CPFL desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Jahu, que prevê a substituição de árvores que estão causando danos à rede de energia elétrica.
Para cada árvore cortada a empresa doa 20 mudas. Considerando as 206 da primeira etapa realizada em novembro, nosso município tem um saldo superior a 5 mil mudas, que poderão ser plantadas nas calçadas e áreas verdes, compondo a arborização de Jahu com espécies nativas da região e adequadas à zona urbana.
Depois de fazer o levantamento dos indivíduos arbóreos que representam risco à população a empresa corta, tritura e destoca, além de consertar as calçadas e doar as mudas de substituição, sem ônus para nosso município. A Semeia acompanha todo o trabalho e faz o plantio das mudas.