Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!
Visita a shopping em junho
Prefeitura conta com financiamento italiano para elaborar diagnóstico e definir diretrizes para projeto de lei de estímulo ao desenvolvimento da economia
A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Agronegócio (STDA), está atenta ao trabalho de levantamento de dados da economia local pelo Programa Brasil Próximo. Trabalho de pesquisadores vai resultar em diagnóstico da economia e definir diretrizes para o poder público elaborar o Plano Estratégico para o Desenvolvimento da Cidade.
Apresentado pelo prefeito Rafael Agostini no dia 12 de julho de 2013, o Programa Brasil Próximo é o resultado de acordos entre os governos do Brasil e da Itália e tem por objetivo viabilizar projetos de cooperação com foco no desenvolvimento local, em parcerias com Estados e municípios. A coordenação é da Secretaria-Geral da Presidência da República e conta com financiamento da agência de fomento Sviluppumbria, da região da Úmbria.
“Já começou a pesquisa do Brasil Próximo na cidade”, diz o prefeito Rafael Agostini, destacando a importância do trabalho. “Nós conseguimos um financiamento do governo da Itália para patrocinar esse grande diagnóstico da economia da cidade para que a gente possa estudar quais caminhos seguir, não só para o setor calçadista que passa por dificuldades, mas também para que essa pesquisa nos aponte quais políticas públicas o município pode adotar em termos de legislação, de incentivo, de qualificação de mão-de-obra para Jaú voltar para os trilhos do desenvolvimento.”
Entre 41 cidades - “Esses trabalhos já começaram. Temos dois bolsistas sendo custeados pelo governo italiano”, informa Rafael Agostini. Os bolsistas são da Uniara-Araraquara e estão sendo supervisionados pela professora doutora Helena Carvalho De Lorenzo, uma das coordenadoras da pesquisa; e pelo professor doutor Sérgio de Azevedo Fonseca, representante da Unesp/Araraquara.
O prefeito destaca que Jaú é uma das 41 cidades brasileiras incluídas nesse “programa de identificação das potencialidades e das medidas que a Prefeitura tem de tomar para incentivar a reestruturação do setor calçadista e a diversificação da economia da cidade”.
O Projeto Centro Paulista é coordenado, desenvolvido e executado através de parcerias com a UNIARA, UNESP/ARARAQUARA, UFSCAR, SEBRAE e FATEC. A Prefeitura de Jahu participa nesta fase fornecendo informações e dados necessários para o diagnóstico.
Especialistas da Itália - “Nós esperamos até o fim do ano ter esse diagnóstico concluído para que ele colabore com o projeto de lei para o desenvolvimento de nossa cidade”, explica o prefeito Rafael Agostini.
“Trouxemos a Jaú para conhecer indústrias de calçados, para conhecer o shopping temático de calçados o Gianpiero Antonelli, que é diretor dos Recursos Humanos, Financeiros e Patrimoniais da Região da Úmbria; e também Giuseppe Barberi, Diretor Técnico da Sviluppumbria e Supervisor do Projeto Centro Paulista”, falou o prefeito, lembrando da solenidade realizada no Salão Nobre da Prefeitura e da visita técnica ao Shopping Território do Calçado.
A Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Agronegócio informa que está previsto um novo encontro em Jaú com os representantes do governo italiano, quando será feita uma análise das informações coletadas na cidade.
Com o diagnóstico e análise dos dados em mãos, o prefeito Rafael Agostini terá dados importantes, subsídios técnicos e científicos para elaborar o projeto de lei de reestruturação da economia da cidade. No projeto estarão as diretrizes que vão nortear os investimentos a implementados nos próximos anos.