Ação Comunitária no CRAS do Jardim Pedro Ometto atrai cerca de 200 pessoas
O evento contou com o apoio das secretarias municipais de Saúde e Meio Ambiente, e levou os serviços da rede pública para o território abrangido pelo CRAS.
Foram oferecidos à população orientações sobre hepatite e AIDS; aferição de pressão pela Secretaria de Saúde; corte de cabelo (realizado pela Escola de Cabeleireiros Tide); orientações sobre documentos, conciliação de conflitos e outras questões civis (realizadas pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC)); orientação e prevenção do câncer uterino, mama e melanoma, com equipe do Hospital Amaral Carvalho; orientações sobre dependência química e alcoolismo com representantes do grupo Alcoólicos Anônimos e do NAR-ANON; oficina de papel machê, realizada pela Secretaria de Meio Ambiente; orientações sobre o Cadastro Único para programas do Governo Federal, que serve como base para os programas Bolsa Família, Renda Cidadã, Ação Jovem, entre outros programas de transferência de renda, e o atendimento e inscrição das pessoas interessadas em realizar cursos do PRONATEC (Programa Nacional de Ensino Técnico). “Nós ampliamos nesse ano em Jaú as turmas desse programa, aumento de 15 para 57 o número de turmas do PRONATEC. Estamos oferecendo quase mil vagas de cursos profissionalizantes na cidade. Com isso, fazemos com que o trabalho da Assistência Social se torne integrado, pois de um lado temos os programas sociais de transferência de renda, que assistem as famílias em condição de extrema pobreza e se encontram em situação de vulnerabilidade e, ao mesmo tempo, fazemos com que essas famílias possam ter também a oportunidade de aprender uma profissão. Com isso, estamos atingindo toda a estrutura do serviço social por meio de uma ação completa”, reforça Agostini.
Uma quadrilha julina apresentada pelos idosos do grupo de convivência de idosos do CRAS do Pedro Ometto animou a tarde de todos.
Além disso, houve distribuição de pipoca, pipoca doce, algodão doce, água, sucos, balas e pirulitos. “Nosso objetivo é continuar esse trabalho dos programas Ciranda Cidadã, Mutirão da Saúde e Ação Comunitária nos bairros, e o grande objetivo disso é tornar a Prefeitura mais próxima do cidadão e também trazer o cidadão para dentro do espaço público para que ele possa reivindicar e lutar pelos seus direitos” informa o prefeito.
![]() |