Prefeitura de Jahu > ESTUDANTES VISITAM O HORTO COMO FONTE E RECURSO DE ESTUDO

Alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professor José Nicolau Pirágine, visitaram ontem (11) o Horto Municipal José Carlos Toledo Veniziani Júnior - Professor “Dr. Kiko”.

A Prefeitura, por meio da Diretoria de Educação Ambiental e Diretoria de Áreas Verdes e Arborização Urbana da Secretaria de Meio Ambiente (SEMEIA), tem adotado com frequência a prerrogativa de abrir o local para estudantes aprimorarem seus estudos. Visitas públicas com objetivo de somente conhecer os belos e interessantes atrativos do Horto também são muito bem-vindas

Entre professores e alunos 28 pessoas enriqueceram seus conhecimentos sobre assuntos relacionados à botânica e sustentabilidade. Eles observaram de perto a atividade das abelhas sem ferrão no meliponário, a produção de suculentas, o Jardim dos Sentidos com suas formas e aromas e a produção de mudas de árvores para a cidade. Na Galeria Ecológica Ya-Hu eles conheceram um pouco dos materiais ecológicos como alguns tipos de pedras, madeiras, animais e sementes de plantas, dentre outros materiais que contam um pouco da história de Jahu e região.

Capítulo à parte é o mirante do Rio Jaú que margeia o Horto e as belíssimas árvores de grande porte como a peroba-rosa, espécime símbolo de nossa cidade e presente no brasão do município. Em outros tempos as perobas-rosas eram abundantes, mas por seus atributos de madeira de lei foram muito cobiçadas e suprimidas para serem usadas na construção civil e outros fins. Hoje essa espécie magnífica está seriamente ameaçada de extinção, e para reverter esta situação a SEMEIA, através do Projeto Perobando, cultiva mudas dessas árvores para depois plantá-las em locais onde a população poderá apreciá-las.

A visita foi monitorada pelos estagiários Bianca Cristina de Almeida Cordeiro e Murilo Gomes Casale.