Prefeitura de Jahu > JAHU PARTICIPA DE EVENTO DE FOMENTO AO TURISMO RURAL E GASTRONÔMICO DE SP

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e Agricultura (Seagri), participou ontem (29) da cerimônia de lançamento dos Programas Turismo Rural e Valorização da Gastronomia Paulista, conjunto de ações de fomento ao turismo gastronômico e rural do estado de São Paulo, na capital paulista.

No bojo do Programa Sabor de SP, a iniciativa visa promover a culinária regional por meio de festivais, workshops de capacitação e rodadas de negócios nos dez roteiros gastronômicos mapeados pelo estado. Será uma semana de atividades em cada um dos roteiros regionais, mobilizando gestores públicos, empreendedores e o público final.

Durante o evento foi assinado protocolo de intenções pela valorização da gastronomia paulista, entre os secretários Roberto Lucena, Antônio Junqueira e Marília Marton, respectivamente Turismo e Viagens, Agricultura e Abastecimento, Cultura e Economia Criativa.

ESTATÍSTICAS - Os destinos de turismo rural estão entre os segmentos mais procurados pelo viajante desde o início da pandemia. Há pouco mais de uma década, São Paulo se consolidou como o maior destino de turismo rural no Brasil, com crescimento de quase 30% ao ano, segundo o Sebrae, em parceria com a PRB Consultores Associados e Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural.

TRABALHO - Roberto de Lucena assinou ainda o Protocolo de Intenções, com objetivo de avançar na legislação trabalhista e fiscal do meio rural, capacitar mão de obra do segmento e fomentar boas práticas do setor com a criação de um selo de qualidade. O acordo foi firmado com representantes da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Fundação Instituto de Terras do Estado de SP (ITESP).

MULHERES - Também foi assinada uma resolução para a criação de um Grupo de Trabalho Mulheres do Turismo Paulista, com objetivo de estimular o protagonismo feminino e dar visibilidade às ações das mulheres no setor, que correspondem a mais de metade da força de trabalho no estado e são maioria nos principais segmentos relacionados ao turismo.

Para o Secretário Toni Carioba, fomentar a gastronomia rural é oferecer ao pequeno produtor rural opções de ampliar seus investimentos com a venda de produtos feitos em sua propriedade e com o turismo rural. Ainda de acordo com o Secretário, nosso município tem mais de 700 pequenos produtores rurais.

Jahu foi representado por Marilda Paulucci Casonato e Andreza Lopes Balestero (Secretaria de Cultura e Turismo), e Cibele Caseiro, (Secretaria de Agricultura).