8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > SÁBADO É DIA DE VER AS BELEZAS DO HORTO MUNICIPAL

A Prefeitura, por meio da Diretoria de Educação Ambiental e Diretoria de Áreas Verdes e Arborização Urbana, da Secretaria de Meio Ambiente (SEMEIA), abre amanhã (25) o Horto Municipal para visitas, das 8h30 às 11h.

A iniciativa faz parte da programação desenvolvida pela pasta em comemoração ao Dia Mundial da Água (25/03).

ATRATIVOS DO HORTO
- Peroba-rosa - a árvore símbolo do Município
Quem ainda não conhece terá oportunidade de contemplar essa árvore magnífica, símbolo de Jahu, presente inclusive no brasão do município. Devido ao solo fértil antigamente poderíamos encontrar várias Perobas-rosas em toda nossa região, mas por tratar-se de madeira de lei, seus atributos fizeram com que a espécie fosse amplamente explorada para construção civil e outros fins, ameaçando-a de extinção. É uma madeira tão nobre e forte que desde a construção da Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio, uma única viga de Peroba-rosa, sustenta o telhado do templo.

- Jardim dos sentidos
Visão, tato, audição, olfato e paladar são agradavelmente provocados durante o percurso de uma trilha de plantas de variadas espécies e formas, tamanhos e aromas, que formam o ‘jardim dos sentidos’.

- Meliponário (criação de abelhas nativas sem ferrão)
O Horto possui um Meliponário que abriga várias colmeias de abelhas sem ferrão. Em uma caixa didática é possível observar de perto as diferentes espécies e a interessante estrutura interna de uma colmeia.

- Coleção de cactos e suculentas e o ‘jardim das plantas medicinais’
Os visitantes vão conhecer diferentes espécies de cactos e suculentas, e um jardim com plantas medicinais, cultivadas no local.

- Mirante do Rio Jahu e lenda do Ya-hu
Um momento especial ocorre quando os visitantes têm oportunidade de contemplar um pequeno trecho do Rio Jaú que com 81,5 km de extensão ‘corta toda a cidade’. Nessa hora são abertas reflexões sobre a história do município e a forma como cuidamos dessa dádiva da natureza. Água é mais que uma substância, é garantia de vida. Por isso é indispensável que conheçamos, cuidemos e respeitemos o Rio Jaú.

- Produção de plantas ornamentais e mudas de arborização urbana e reflorestamento
Nesta parte do percurso fica visível um dos principais trabalhos do horto: a produção de mudas, sejam elas ornamentais, ou para arborização urbana e reflorestamento. Da para verificar os diferentes estágios de crescimento, desde o plantio das sementes até o desenvolvimento completo da muda, e receber orientações a respeito da importância do plantio correto de espécies adequadas à zona urbana.

- Fauna do Município
Por tratar-se de uma paisagem natural, é possível se deparar ao longo da trilha com animais nativos encontrados no município, desde aves, mamíferos, répteis, anfíbios…
Também é destacada a importância de salvaguarda da biodiversidade e o papel de cada espécie no mundo em que vivemos.

- Árvores de grande porte
Algumas espécies arbóreas de grande porte como a sibipiruna, o cedro e a paineira-rosa, com seus atributos, importância ecológica e histórica vão encantar os visitantes.

- Galeria Ecológica “Ya-Hu”
É um espaço de exposição de materiais ecológicos disponível à visita de pesquisadores e do público em geral, inaugurado nesta semana (22). Concebido com vistas à educação ambiental, no local estão expostos alguns tipos de pedras, madeiras, animais e sementes de plantas dentre outros materiais de Jahu e região.

INSTRUÇÕES
- Use repelente, filtro solar, roupas leves compridas e sapato fechado para evitar ferimentos. Dê preferência à vestimentas nas cores frias e evite roupas na cor vermelha (na natureza lembra carniça e pode atrair mais pernilongos e outros mosquitos).
- Evite passar desodorantes e perfumes com cheiros fortes e adocicados (podem atrair abelhas).
- Levar garrafa/cantil de água.
- Menores de idade deverão estar acompanhados de seus responsáveis no decorrer das atividades.
- Em caso de chuva, a visita é automaticamente cancelada, pois no local não há espaço amplo com cobertura para acolher todos os visitantes. A equipe de Educação Ambiental entrará em contato para reagendamento.

O Horto Municipal José Carlos Toledo Veniziani Júnior - Professor Dr. Kiko é muito bonito e cheio de coisas interessantes que podem resultar boas fotos. Não perca a oportunidade de registrar esses momentos incríveis.

O Horto fica nas dependências do CEPROM, à margem da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, km 180, com entrada pela rotatória de acesso ao Jardim São José.

Tags

COMPARTILHAR