8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > ABELHAS SÃO RETIRADAS DE CAIXA DE ENERGIA ELÉTRICA

Servidores da secretaria de Meio Ambiente (Semeia) resgataram um enxame de Apis mellifera (popularmente conhecida como abelha europa, africanizada ou abelha-caixão), no final da tarde do dia 18. Os insetos estavam alojados em caixa de energia elétrica na Faculdade de Tecnologia - Fatec/Jahu.

Segundo o secretário Giovani Mineti Fabrício foram mais de 220 resgates nos últimos 2 anos. Para ele a presença de abelhas cada vez mais frequente na zona urbana está relacionada à degradação ambiental em curso nas áreas rurais. A perda de matas, principalmente com ocorrência de queimadas que destroem o que restou de vegetação, elas ficam sem árvores para seus ninhos e migram para a cidade. Neste período tivemos grandes queimadas em florestas: só a Mata da Taboca na região do Pouso Alegre queimou duas vezes seguidas; outros incêndios atingiram áreas de vegetação no trecho Jahu - Bocaina e Jahu - Dois Córregos.

No ambiente urbano, além das árvores, é comum as abelhas fazerem ninhos em rufos e calhas, tampas de concreto e fendas em muros entre outros locais ocos, propícios à ocupação delas.

O secretário destaca que embora não haja registro de números, enxames de abelhas na cidade sempre ocorreram, ainda que em menor número, e que o manejo não era feito da forma correta, resultando no extermínio dos insetos.

GARANTIA DE VIDA

Preservar abelhas é necessário, pois sua função polinizadora garante a produção de alimentos e a diversidade da flora, ou seja, a presença delas é indispensável à sobrevivência da humanidade.

Ao encontrar um enxame munícipes devem entrar em contato com a Semeia solicitando a remoção. A secretaria reforça que o extermínio de abelhas com ou sem ferrão é crime ambiental passível de multa e reclusão.

COMO SOLICITAR RETIRADA DE ENXAMES

As solicitações para retiradas de abelhas devem ser feitas pelo WhatsApp (14) 99756-7153. É importante enviar fotos ou vídeos dos locais onde os insetos estão para definição da estrutura necessária à remoção.

Tags

COMPARTILHAR