8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Travessia de João Ribeiro de Barros completa 86 anos

 

A Prefeitura Municipal de Jahu, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, comemorou na manhã desta sexta-feira (26/04) o 86º aniversário da travessia aérea do hidroavião Jahu sobre o Atlântico Sul, conduzido pelo comandante jauense João Ribeiro de Barros.

A cerimônia, ocorrida em frente ao monumento de João Ribeiro de Barros (localizado na Praça Siqueira Campos), contou com a presença do sobrinho do Comandante João Ribeiro de Barros, Sr. Rubens Ribeiro de Barros, do prefeito Rafael Agostini, do presidente da Câmara, Roberto Carlos Vanucci, do secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Hamilton Chaves, além de vários vereadores, secretários e autoridades civis e militares.

Na solenidade, foram executados o Hino Nacional e Hino à Jaú, interpretados pelos alunos das Escolas Pádua Salles e Major Prado. Após isso, houve o relato de um breve histórico da travessia e homenagem do Tiro de Guerra com uma salva de tiros.

Segundo o sobrinho do aviador, Sr. Rubens Ribeiro de Barros, o Comandante João Ribeiro de Barros nunca esqueceu Jaú. “O reide só foi realizado nessa data por causa das sabotagens que fizeram em seu hidroavião. Pois de outra maneira ele já teria completado o trajeto em 1926 e não em 1927, data da sua saída em Gênova. Com tristeza vemos que nossos heróis são esquecidos”.

O secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Hamilton Chaves, reforça que ainda há muito a se contar sobre esse acontecimento. “Temos que lutar para que o feito do Comandante João Ribeiro de Barros tenha seu devido espaço na educação do Brasil. Cabe a nós lutar por essa difusão”.  

Para o prefeito Rafael Agostini, é uma honra muito grande para a cidade o feito do aviador João Ribeiro de Barros. “Ele protagonizou uma cena muito importante na história da aviação. É nosso dever, é nossa missão fazer com que essa história seja preservada, que esse feito seja perpetuado na memória e no coração de todos os brasileiros. O Brasil é um país pioneiro na aviação, com quadros importantíssimos na história da aviação mundial. João Ribeiro de Barros é um dos filhos dessa primeira geração de brasileiros que foram pioneiros na aviação mundial. Infelizmente as questões políticas da época acabaram por submeter um fato histórico e relevante para a aviação internacional ao patamar inferior dos interesses momentâneos e perenes políticos daquele momento”.

Além da cerimônia oficial, no dia 27 de abril haverá o evento “Uma noite no museu – especial aniversário do Reide”, que acontecerá no Museu Municipal “Rafael Toscano”. Por meio de interpretação de personagens que fizeram parte do Reide histórico, atores do grupo Missão Urbana e Grupo Teatral Epifania contam aspectos importantes desse grande feito, buscando levar o participante a uma verdadeira viagem no tempo.

Já de 28 de abril a 11 de maio, haverá a exposição “João Ribeiro de Barros e o Reide” no Museu Municipal “Rafael Toscano”. Os presentes poderão apreciar uma mostra inédita de mais de cinquenta objetos relacionados à primeira travessia aérea do Atlântico Sul realizada por uma equipe brasileira, retomando, assim, a importância desse feito histórico e mostrando suas influências na cultura popular brasileira. Estarão expostos selos, bebidas, camisetas de time de futebol, histórias em quadrinhos, caricaturas e livros criados em homenagem a esse notável vôo. A bravura da tripulação do Jahu também é lembrada por meio de medalhas.

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas