8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > COMARJ PONTUA MONITORAMENTO E CONTENÇÃO DAS MARGENS DO RIO JAHU

COMARJ PONTUA MONITORAMENTO E CONTENÇÃO DAS MARGENS DO RIO JAHU

A Prefeitura do Município de Jahu, por meio da Secretaria de Meio Ambiente – Semeia realizou na tarde desta quinta-feira (1) a primeira reunião da COMARJ - Comissão Municipal de Assuntos do Rio Jahu, seus afluentes e sua Bacia Hidrográfica, no Salão Nobre da Prefeitura.

Em pauta, apresentação dos membros, diálogo sobre os objetivos da Comissão, e apresentação dos atos e planejamento de ações das pastas presentes na composição do grupo.

O encontro foi presidido pelo presidente da COMARJ, o secretário Giovani Mineti Fabricio – Semeia, que colocou em discussão procedimentos que podem evitar inundações e alagamentos ou mitigar os impactos causados por esses fenômenos.

Participaram da reunião Jonas Souza, diretor-coordenador da defesa civil;
Natália R. Camilo, gerente de gestão estratégica; Prof. Dr. Jozrael Henriques Rezende, docente pesquisador de meio ambiente e recursos hídricos – Fatec/Jahu e presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré; Giovanni de Carvalho Costa, secretário adjunto de habitação e planejamento urbanístico e Toni Carioba, secretário de agricultura.

Informações sobre aquisição ou contratação de sistema de monitoramento e alarme; possíveis projetos sobre contenção de margens do Rio Jahu, no trecho da ponte do Jardim Jorge Atalla até o Kartódromo, que está com as margens comprometidas, podendo causar prejuízos ao calçamento e ruas; e previsão de colocação de ações para 2023 na LOA – Lei Orçamentária Anual, para execução da ações são pautas previstas para próxima reunião.

 

SOBRE A COMARJ
Criada em 15 de junho de 2022, pelo Decreto nº 8.331, a Comissão tem objetivo de planejar e acompanhar ações de curto, médio e longo prazo, a fim de mitigar impactos causados pelas inundações e alagamentos no Município, em especial os ocorridos em 30 de janeiro de 2022.

A ideia de instituir a Comissão surgiu durante o I Fórum Jauense das Águas, realizado em 22 de março. Na ocasião autoridades em hidrologia e da área ambiental - do Município e do Estado - apresentaram um panorama sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Jahu e apresentaram propostas técnicas para evitar enchentes.

A delegação é composta por representantes das secretarias de Agricultura, Economia e Finanças, Meio de Ambiente, Mobilidade Urbana, Habitação e Planejamento Urbanístico, Gestão Estratégica, Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil; Faculdade de Tecnologia de Jahu - Fatec Jahu; e moradores atingidos pela inundação de 30 de janeiro de 2022.

As demandas devem ser planejadas, articuladas, executadas e acompanhadas pelas pastas.

Galeria de imagens

Tags

COMPARTILHAR