8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Museu Municipal: reinauguração da Sala Indígena

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, juntamente com a Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, vinculada ao Governo do Estado, reinaugura na próxima sexta-feira (15/02), às 19h, no Museu Municipal “José Raphael Toscano”, situado à Avenida João Ferraz Neto, 201, a Sala Indígena, e abre a exposição”Os primeiros habitantes de Jahu”.

A execução do projeto foi realizada pelo Grupo de Estudos Históricos e Arqueológicos de Jahu. A reinauguração da sala é parte integrante do edital n.º 17/2018 do Programa de Ação Cultural do concurso de Apoio a Projetos de Difusão de Acervos Museológicos no Estado de São Paulo (ProAc – SP). “Vale a pena ressaltar que esse projeto é de iniciativa popular, e isso só agrega ao Município, sendo de suma importância. Pessoas que, por interesse em proporcionar estudos, conhecimento e melhorias acabam se mobilizando e trazendo benefícios para a população. Convido a toda a população para prestigiar a reinauguração dessa sala, que é muito importante para a nossa cidade e a nossa cultura”, ressalta a secretária de Cultura e Turismo, Carolina Panini.

O projeto em si visa aprofundar a compreensão sobre a ocupação indígena em Jahu e região, uma vez que a história dos primeiros habitantes é pouco conhecida. Além disso, pretende apresentar à população jauense vestígios arqueológicos encontrados nos últimos anos, corroborando com a teoria de que a região foi densamente povoada por grupos indígenas conhecidos como Kaingang e Guarani.

Segundo o diretor do Museu Municipal, Fábio Grossi, o Museu foi contemplado com o projeto ProAc Premium com a justificativa da necessidade da reestuturação técnica da sala, com a troca dos móveis, mais adequados para guardar desse acervo que o Museu possui, e também para a produção de material didático, que será distribuído nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Jahu e também em algumas da nossa região. “A história de nossa cidade e de nossa região tem uma lacuna nesse tema. Todos sabem que aqui, antes do branco chegar, existia a presença do povo indígena, mas como vivia esse povo, quando ele chegou e de onde veio, o que ele fazia? São essas perguntas que ainda não sabemos responder, não somente em Jahu e região, mas em todo Brasil. Estão todos convidados para aprender um pouco mais sobre a nossa história”.

Serviço

Reinauguração da Sala Indígena e Abertura da Exposição “Os primeiros habitantes de Jahu”

Data: 15/02 (sexta-feira)

Horário: 19h

Local: Museu Municipal “José Raphael Toscano”

Avenida João Ferraz Neto, 201

Galeria de imagens

Tags

COMPARTILHAR