8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > INCÊNDIO DE GRANDE PROPORÇÃO ATINGE CANAVIAL NA REVISÃO AGRÁRIA

A Prefeitura do Município de Jahu trabalhou no combate a incêndio de grandes proporções em canavial no Bairro da Revisão Agrária, na divisa com Bocaina, nesta quarta-feira (21).

O local é próximo à ETC (Escola Técnina) Prof. Urias Ferreira - mais conhecida como Colégio Agrícola -, localizada à margem da Rodovia Deputado Leônidas Pacheco Ferreira, Km 313, via que liga Jahu a Bariri.

O fogo teve início por volta de 18h30 e foi contido em torno das 22h.

Dois caminhões-pipa da Brigada Municipal foram enviados ao local. A Brigada, reativada no início da atual administração, é formada pelas Secretarias de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente (SEMEIA); Quartel do Corpo de Bombeiros de Jahu e Defesa Civil (DC).

Vale destacar a atitude de Agricultores da região que apoiaram o trabalho da Brigada com tratores-lâmina fazendo aceiro para evitar que o fogo se alastrasse e disponibilizando pequenos tanques d'água.

Amilcar Marcel de Souza (Cecéu), Secretário de Meio Ambiente disse que o trabalho priorizou o patrimônio rural e as florestas.

Segundo Jonas Souza, Coordenador da DC, a mata ciliar do Córrego da Prata, afluente do Rio Jahu na região da Marambaia, foi atingida.

Na manhã desta quinta-feira (22) o Secretário de Mobilidade Urbana, Márcio de Almeida voltou ao local para trabalho de rescaldo.

 

Outras ocorrências
Dois incêndios, também de grande proporção, ocorreram neste final de semana.

No sábado (17) o fogo atingiu área rural na divisa entre Jahu e Bocaina, provocando prejuízo aos dois municípios. Além da perda patrimonial a APP (Área de Preservação Permanente) Córrego da Onça foi duramente atingida com destruição de vegetação e morte de animais.

Domingo (18), o fogo destruiu área próximo à linha férrea que cruza a Vicinal José Maria Verdini, estrada que liga Jahu ao Distrito de Potunduva. Dormentes de trilho foram comprometidos pelo incêndio. A segurança de motoristas na trafegabilidade da estrada ficou comprometida por algum tempo devido à fumaça.

 

Campanha Fogo-Zero
Em março a Secretaria de Meio Ambiente (SEMEIA) lançou a Campanha “Fogo Zero”. O objetivo é diminuir drasticamente o número de queimadas no município. Registros oficiais apontam ocorrência de 400 (quatrocentos) incêndios em Jahu no ano passado (2020) - considerando zonas urbana e rural.

Uma das linhas de ação da Campanha é trabalhar o combate a incêndios no município de forma integrada com a sociedade, unindo vários órgãos, empresas e Secretarias. As Pastas de Mobilidade Urbana, Meio Ambiente e Agricultura; Defesa Civil, a Concessionária Águas de Jahu e outras Empresas se colocaram à disposição para auxiliar, se necessário, no combate a incêndios.

 

Galeria de imagens

Tags

COMPARTILHAR