Prefeitura de Jahu > SECRETARIA CAPACITA GRATUITAMENTE PODADORES DE ÁRVORES

A Prefeitura do Município de Jahu, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMEIA) informa que estão abertas inscrições para o 3º Curso de Formação de Podadores 2021.

Organizado e executado pela SEMEIA, o curso teórico-prático realizado ao ar livre é gratuito e será ministrado na Praça Presidente Tancredo Neves, próximo ao Terminal Rodoviário Urbano, neste sábado (17), das 8h às 11h.

As edições anteriores ocorreram no Horto Florestal Municipal e no Distrito de Potunduva, para contemplar os moradores locais.

A capacitação presencial realizada mensalmente pela SEMEIA é critério obrigatório para podadores em Jahu, conforme determinação das Leis Municipais Nº 3.830/2003 e 4.345/2009. Nos casos de podas inadequadas o munícipe responsável pela árvore estará sujeito à penas que, em alguns casos, pode resultar em multa.

Poda inadequada: árvore em sofrimento
Ferramentas de impacto (como facão e machado entra outras) são inadequadas para uso em poda. Elas podem causar ferimentos e expor a árvore a agentes patogênicos (fungos, bactérias e insetos) causando prejuízo à fitossanidade dela, comprometendo o desenvolvimento, diminuindo a vida útil e em alguns casos levando à morte.

Abordagens do curso
- Técnica: como executar a poda sem causar dano à planta.
- Tipos de podas: conhecimento da poda de limpeza e de condução da copa entre outras.
- Ferramentas: informações sobre o uso correto das ferramentas de precisão (serrote de poda, tesouras de podas e motopoda entre outras ), adequadas a cada tipo de poda.
- EPIs (Equipamentos de Proteção Individual): orientação sobre o uso necessário do equipamento no trabalho de podador.
- Legislação: noção de determinações expressas em lei para evitar infrações como a poda drástica, considerada crime ambiental.

Caráter socioambiental e econômico do curso
*- Aspecto socioambiental: oferecer capacitação técnica é fomentar a legalidade da profissão de podador no município; disponibilizar serviço de qualidade para o cidadão jauense e promover ações de gerenciamento ambiental positivo.

- Aspecto econômico: preparar podadores para atuarem regularizados é abrir espaço para o empreendedorismo, estimulando a economia através da abertura de microempresas.

Para colocar essa iniciativa em prática - transformar podadores em microempresários - a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo (SEDEMP), sob o comando do titular Paulo Tebaldi tem trabalhado de forma articulada com a SEMEIA para garantir suporte necessário a podadores que queiram constituir personalidade jurídica.

Meta
Qualificar mais de 60 podadores só neste segundo semestre de 2021 é a meta da SEMEIA. Desde o início da atual gestão a pasta já capacitou 20 profissionais. A expectativa da equipe de Meio Ambiente é ter em Jahu mais de 500 podadores autorizados e cadastrados até 2024.

O Secretário de Meio Ambiente Amilcar Marcel de Souza (Cecéu) acreditada que com o trabalho de capacitação desenvolvido apenas neste primeiro ano (2021), seja possível verificar resultados positivos a médio prazo na melhoria do serviço de poda na cidade.

Requisitos para participação
Podem participar profissionais e pessoas interessadas no assunto.
Importante: não é necessário levar nenhum EPI (Equipamento de Segurança Individual) e/ou ferramenta. A SEMEIA vai disponibilizar ferramentas e EPIs necessários a todos os participantes. Quem tiver luvas para jardinagem pode levá-las.

Como encontrar um podador credenciado
A SEMEIA tem uma relação de pessoas credenciadas para esse trabalho. Para acessar a lista completa basta enviar e-mail para (sec.meioambiente@jau.sp.gov.br) , ou comparecer à Secretaria de Meio Ambiente na Rua Edgard Ferraz, 619 - Centro.

Mas atenção: a escolha do podador fica a critério do interessado na realização da poda. A SEMEIA não indica nenhum nome, apenas fornece a relação dos profissionais habilitados em Jahu e recomenda que sejam escolhidos podadores credenciados ao trabalho pelo município.

Inscrições
Para inscrever-se os interessados devem comparecer à SEMEIA, na Rua Edgard Ferraz, 619 - Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com RG, CPF, comprovante de residência e uma foto 3x4.

Importante: são apenas 10 vagas disponíveis. As inscrições ocorrem por procura espontânea, ou seja, terminam quando as vagas são preenchidas.

Certificação
Todos os participantes vão receber certificado de habilitação/credenciamento emitido pela Secretaria de meio Ambiente.

Protocolos sanitários - COVID-19
Devido à pandemia de COVID-19 os protocolos sanitários, instituídos para enfrentamento da doença serão observados. É necessário que todos os participantes usem máscara facial durante o curso.

Para outras informações
Secretaria de Meio Ambiente