Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!
A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Saúde e Departamento de Vigilância Epidemiológica, informa à população que o Ministério da Saúde inclui a partir dessa quinta-feira (16/04) caminhoneiros, motoristas de transportes coletivo, trabalhadores portuários, pacientes com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sobre medidas socioeducativas e população privada de liberdade na Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe.
“Embora muitos achem que a gripe é uma doença simples, é bom ressaltar que ela pode se agravar e, inclusive, levar uma pessoa a óbito. Lembramos também que continua a vacinação de idosos acima de 60 anos, profissionais de saúde e profissionais das forças de segurança e salvamento. A vacinação é muito importante, e os grupos prioritários precisam ser imunizados. As unidades básicas de saúde do Município vão aplicar as doses da vacina das 9h às 17h. Lembramos que estamos vivendo uma pandemia de coronavírus no mundo e no Brasil. Vamos evitar aglomeração, vamos lavar as mãos, usar álcool gel, não passar a mão na boca e nos olhos, e vamos ficar em casa. Saiam somente se for necessário. Só dessa forma vamos evitar a proliferação do coronavírus”, afirma a secretária de Saúde, Márcia Nassif.
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade, com tendência a se disseminar facilmente. Pode ser transmitida de forma direta por meio de secreções das vias respiratórias de uma pessoa doente ao espirrar, tossir ou falar. A transmissão também acontece por meio indireto pelas mãos que, após contato com superfícies recentemente contaminadas por secreções respiratórias de um indivíduo infectado, podem levar o vírus diretamente para a boca, nariz e olhos. É importante lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou utilizar o álcool gel, e evitar tocar os olhos, a boca e o nariz após o contato com essas superfícies.
Os sintomas da gripe, em geral, são febre alta, calafrios, tosse, dor de cabeça, dor de garganta, cansaço e dores musculares.
Apesar da importância da vacina para prevenir a gripe, algumas pessoas precisam ficar atentas, pois há contraindicações. Indivíduos com histórico de reação alérgica grave às proteínas do ovo, crianças menores de seis meses e pessoas com doenças febris agudas não devem receber a vacina.
Segundo o Departamento de Vigilância Epidemiológica, até o momento foram aplicadas 5.945 doses de vacinas em profissionais da saúde (98,22%) e 15.919 doses em idosos (92,44%).
A campanha se estende até 22 de maio.
Serviço
Campanha de vacinação contra vírus Influenza, causador da gripe
Início da segunda fase: 16/04
Para caminhoneiros, motoristas de transportes coletivo, trabalhadores portuários, pacientes com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sobre medidas socioeducativas, população privada de liberdade, idosos acima de 60 anos, profissionais de saúde e profissionais das forças de segurança e salvamento
Local: nas unidades básicas de saúde
Horário: das 9h às 17h