Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!
"Agreste"
Festival faz parte do calendário cultural oficial do Município de Jahu e se coloca como um elo que une a cultura e educação, incluindo Feira do Livro, Concurso Literário e outros eventos
A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, abre neste fim de semana a 4ª edição do Festival Literário Hilda Hilst. As atrações estão marcadas para domingo (18/10) em dois locais: Parque do Rio Jaú, das 14h às 19h. e no CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) no Jardim Dona Emília, às 20h30. Serão duas semanas de atrações, incluindo Concurso Literário, Feira do Livro, workshop de produção de livros e diversos espetáculos. O festival foi resgatado no ano passado e promete repetir o sucesso.
O secretário de Cultura e Turismo, Hamilton Chaves, diz que o Festival Literário tem a presença marcante dos autores jauenses, como Afonso Caramano, Tamires Frasson e Antônio Fais e faz um importante intercâmbio com nomes de referência no cenário literário nacional. como Plínio Camilo. “Abre-se, por mais um ano, o espaço para a discussão literária e a produção escrita em nossa cidade. Ao longo de suas edições anteriores, o Hilda Hilst buscou um espaço especial na cena literária de nossa região, com trabalhos voltados ao incentivo a leitura e escrita, a publicação e divulgação dos trabalhos na área literária”, diz o secretário.
O secretário fala da parceria com a Secretaria de Educação, que realiza a Feira do Livro, cuja abertura será no dia 19 de outubro no Teatro Municipal – a feira será realizada no AERO Clube de 20 a 23 de outubro. “São quatro dias. As crianças e os pais vão poder participar e conhecer todos os projetos da Secretaria de Educação.” Hamilton Chaves aponta ainda o Concurso Literário como ponto de destaque, que tem como objetivo incentivar o jovem e todos cidadãos a escrever,. a desenvolver a criatividade e a expor suas ideias.
Gerente da Secretaria de Cultura, Jeferson Miranda que que “o Festival faz parte do calendário cultural oficial do Município de Jahu e se coloca como um elo que une a cultura e educação. A parceria com a Secretaria de Educação além de traduzir o trabalho interdisciplinar permite a potencialização da programação que passa a contar também com uma Feira do Livro, organizada e promovida pela Secretaria de Educação, e que permite que toda a rede básica de ensino tenha contado com a proposta do Festival Literário”.
O Festival 6 Continentes
A programação cultural começa no domingo (18/10) com eventos em dois locais em momentos diferentes. No Parque do Rio Jaú será realizado o Parque Literário. Com o intuito de homenagear a língua portuguesa, e integrante o Festival 6 Continentes, uma série de atrações culturais (artesanato, literatura, circo, música) ocorrem entre às 16h e às 19h. Feira de troca de Livros, cordel de poesias, música popular brasileira serão realizados paralelamente à atração do Circuito Cultural Paulista: Mini Circo, a partir das 14h.
O Festival 6 Continentes envolve ativamente vários países e comunidades de língua portuguesa em simultaneidade. Em sua segunda edição o festival contra com atrações musicais, exibições de filmes, exposições de pintura, escultura, fotografia, espetáculos de dança, teatro, alta costura, capoeira, gastronomia, encontros de poesia, lançamentos de livros, artesanato, arte urbana e artesanato. O Festival 6 Continentes é um evento com consciência social sendo dada, em cada edição anual, visibilidade a causas sociais escolhidas dentro do universo de língua portuguesa.
Circuito Cultural Paulista
Integrando o Parque Literário, o espetáculo circense Mini Circo da Cia Tápias Voadores traz um espetáculo que promove uma aventura dentro de uma pequena lona de circo, montada ao ar livre, com elementos de circo em miniatura. Com experiências aos olhos de todos é um grande encontro infantil em forma de oficinas, arame, pernas de pau, bola de equilíbrio. Isso tudo ao ritmo de performances com bonecos.
Epifania
Finalizando a programação do domingo. o Grupo Teatral Epifania apresenta no teatro do Centro de Artes do Jardim Dona Emília, às 20h30, o espetáculo: Agreste. Resultado das oficinas do grupo com orientação de Murilo de Andrade, do Projeto Ademar Guerra, o espetáculo conta com as atrizes Deborah Sales e Jeniffer Lopes e a trilha sonora de Giovani Hakime e Rogério Borim.
Escrita por Newton Moreno e baseada em reportagem verídica, Agreste é um drama de amor e pobreza no interior nordestino, narrado por dois contadores de história. É um vigoroso manifesto poético, uma fábula que trata ao mesmo tempo sobre intolerância, preconceito e amor incondicional.
“Desejar ser”, “ilusão”, “amar a gente” são alguns dos temas abordados na peça. Aborda também temas intensos que por séculos fazem parte do cotidiano como: amor incondicional, homoerotismo, preconceito social e ignorância. Podemos dizer que, sobretudo, o enredo da peça gira em torno da complexidade das relações humanas.
O Projeto Ademar Guerra foi criado em 1997 com o objetivo de propiciar orientação artística a grupos de teatro em atividade no interior, litoral e regiões metropolitanas do Estado de São Paulo. Esta ação se dá por meio da contratação de artistas-orientadores para atuarem junto aos grupos selecionados, acompanhando seus projetos de pesquisa e/ou montagem de espetáculos, possibilitando o intercâmbio de informação e experimentação de novas linguagens cênicas para diretores, produtores, atores, cenógrafos, iluminadores e figurinistas. A orientação artística visa à valorização desses grupos, fomentando a formação de público e a vida cultural das comunidades que não dispõem de escolas ou cursos na área artística, fortalecendo assim a produção cultural destas cidades.
O grupo estará ministrando oficina para interessados em conhecer o projeto neste domingo a tarde. Maiores informações pelo telefone da Secretaria de Cultura: 3602-4777.
Concurso Literário está com inscrições abertas
A Secretaria de Cultura e Turismo dá início nesta quinta-feira (15/10) às inscrições de textos (poesia, crônica e conto) para o 2º Concurso Literário Hilda Hilst. As inscrições poder ser feitas de 15 a 27 de outubro e todos podem participar. Os trabalhos devem ser entregues pessoalmente na própria Secretaria ou via correio no seguinte endereço: Secretaria de Cultura e Turismo de Jahu - Rua Tenente Lopes, 350 – Centro. Informações: (14) 3602-4777, das 8h às 17h.
A premiação será realizada no dia 31 de outubro em evento no Cinema Municipal Clodomiro Celulari. Os jovens terão uma categoria exclusiva: poesia infanto-juvenil – até 16 anos de idade. A premiação será composta de cesta de livros, certificados e medalhas.
Podem participar do Concurso Literário do Festival Hilda Hilst todos os escritores do território nacional. O concurso abrange as categorias Conto, Crônica e Poesia. Cada participante poderá concorrer com até três textos de cada categoria. O tema do concurso é livre. O regulamento pode ser retirado na Secretaria de Cultura e Turismo.
Feira do Livro
A Feira Municipal do Livro tem programação agendada para os dias 20 a 23 de outubro. A ideia do evento é incentivar o hábito da leitura e da cultura. A programação conta com palestras, contação de histórias, músicas, paródias e oficinas. Todos os eventos são gratuitos. A Feira do Livro, integrante da programação do Festival Literário de Jaú Hilda Hilst é realizado no Aeroclube de Jaú pela Secretaria de Educação, das 8h às 21h.
A abertura ocorre na segunda-feira (19), a partir das 20h, no Teatro Municipal Elza Muneratto, e contará com um Sarau/Talk Show com Antônio Fais e a participação especial de Laerte Mazziero. Informações na Secretaria de Educação: Rua Riachuelo, 593, centro. Ou Secretaria de Cultura: (14) 3602-0777.
OUÇA SONORA DO SECRETÁRIO HAMILTON CHAVES. CLIQUE AQUI
Festival Literário Hilda Hilst - Programação
15 a 27 de outubro
Concurso Literário
Período de inscrições do Concurso Literário
Secretaria de Cultura e Turismo de Jahu
Informações: (14) 3602-4777
18 de outubro - Domingo
Parque do Rio Jaú - 16h às 19h
Parque Literário
Festival 6 Continentes (14h às 19h)
(artesanato, literatura, circo, música, feira de troca de livros, cordel de poesias)
Parque do Rio Jaú - 14h
Circuito Cultural Paulista (14h)
Mini Circo da Cia Tápias Voadores
CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) - 20h30
Local: Jardim Dona Emília
Espetáculo Agreste (Epifania)
19 de outubro – Segunda-feira
AERO – 20h
Abertura da Feira do Livro
(sarau/talk Show com Antônio Fais e participação de Laerte Mazziero)
20 de outubro – Terça-feira
AERO – 10h às 21h
Feira do Livro
Intervenções Teatrais e Contação de História
21 de outubro – Quarta-feira
AERO – 10h às 21h
Feira do Livro
Intervenções Teatrais e Contação de História
22 de outubro - Quinta-feira
AERO – 10h às 21h
Feira do Livro
Intervenções Teatrais e Contação de História
23 de outubro - Sexta-feira
AERO – 10h às 21h
Feira do Livro
Intervenções Teatrais e Contação de História
24 de outubro – Sábado
Jahu Clube do Centro – 20h30
Café Literário com Plínio Camillo
Lançamento do livro Outras Vozes (11 Editora)
25 de outubro - Domingo
CEU – 16h às 19h
MOBILIZAÇÃO SOCIAL
(Música/ Artesanato/ Feira de Troca de Livros/ Cordel de Poesia)
28 de outubro – Quarta-Feira
Museu Municipal – 20h
Café Literário com Afonso Caramano
29 de outubro – Quinta-feira
Museu Municipal – 20h
Workshop com Tatiana Ortigoza: Como Fazer Seu Livro
30 de outubro – Sexta-feira
Museu Municipal – 19h30
Reunião Ordinária da Academia Jahuense de Letras
Participação de Tamires Frasson: Sobre Hilda Hilst
Museu Municipal – 20h30
Espetáculo: "Um Olhar de lua Atravessado de Nuvens”
Inspirado na obra de Hilda Hilst
31 de outubro – Sábado
Parque do Rio Jaú – 17h
Batalha de Mc´s
Cinema Municipal – 20h30
Encerramento do Festival Literário
Premiação do Concurso Literário 2015