Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!
Da Silva Samba Orchestra se apresenta às 20h30 na largada do maior evento cultural de Jaú e região, com entrada franca e músicos da cidade tocando os maiores sucessos dos grandes sambistas
A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, dá largada nesta quarta-feira (1/07) ao 24º Festival de Inverno de Jahu com uma noite dedicada ao melhor do samba nacional. A abertura oficial ocorre às 20h30 no Teatro Municipal Elza Muneratto com o espetáculo “Seleção Brasileira do Samba”, da recém-criada Da Silva Samba Orchestra, considerada uma orquestra de gafieira.
A partir do espetáculo de abertura o Festival de Inverno entra num ritmo frenético, com mais de 60 atrações ao longo de 32 dias, até 2 de agosto, quando a Jahu Jazz Band faz o encerramento ao lado da cantora Jane Duboc. Nesse período vão se apresentar pelos palcos, praças e locais alternativos dezenas de artistas da cidade e de renome nacional e internacional, inclusive Marina Lima (neste dia 4/07), Derico (dia 5/07) e André Cristovam (11/07). Workshops, cinema, debates, teatro e músicas de vários estilos fazem parte da programação, que investe na valorização do artista da nossa terra.
Chegou o grande dia. Convido a população para participar da abertura oficial do Festival de Inverno de Jahu, o maior evento cultural da nossa cidade e que abrange toda a região. Será nesta quarta-feira, às 20h30, no Teatro, com entrada franca. A abertura será com a orquestra Da Silva Samba, uma orquestra com 12 integrantes de Jaú, entre eles o maestro Fábio Lopes e outros músicos da Jahu Jazz Band. Esse grupo vai tocar grandes sucessos do samba brasileiro. Vai ser uma grande vesta para marcar a largada do Festival de Inverno. Teremos 32 dias de eventos em toda a cidade”, diz o secretário de Cultura e Turismo, Hamilton Chaves.
Seleção do samba - Sobre a Da Silva Samba, o secretário destaca o comando de Fábio Lopes, o mesmo regente da Jahu Jazz Band. São 13 músicos, alguns deles da Jahu Jazz Band e outros convidados, como a cantora Sandra Cortez, de Bauru. “O show tem 1h25, com músicas instrumentais e cantadas”, explica Fábio Lopes.
De acordo com o músico, foram escalados para o show os grandes sambistas do país e suas canções para serem executadas durante a apresentação. Dorival Caymmi e Ary Barroso, por exemplo, estão na lista. “Escalamos uma seleção de sambistas, do gol à ponta-esquerda, com técnico e tudo”, explica o Fábio Lopes. “A apresentação linka o samba com o futebol”, diz ele, revelando que um telão vai mostrar a escalação por posição de cada sambista.
A abertura do Festival de Inverno será com a música “Na cadência do Samba”, a música tema do canal 100 (Que Bonito é!) - é uma composição de Luiz Bandeira, mas a gravação usada pelo canal 100 era da década de 50, de Waldir Calmon e sua Orquestra. A música virou um hino do futebol nacional. No encerramento será com a música “Volta por Cima”, de Paulo Vanzolini, também com o tema futebol.
O repertório do show será composto por 15 músicas, cada uma de um compositor diferente, ícones do samba:
Na cadência do samba - Waldir Calmon
Samba da minha terra - Dorival Caymmi
No tabuleiro da baiana - Ary Barroso
Com que roupa - Noel Rosa
A voz do morro - Zé Ketti
trem das onze - Adoniran Barbosa
Homenagem ao malandro - Chico Buarque de Holanda
Um a zero - Pixinguinha
O sol nascerá - Cartola
Coração Leviano - Paulinho da Viola
A flor e o espinho - Nelson Cavaquinho
Samba do avião - Tom Jobim
Na tonga da mironga do kabuletê - Vinicius de Moraes
Atire a primeira pedra - Ataufo Alves
Volta por cima- Paulo Vanzolin
Ficha Técnica
Marcos Pajé - Trompete
Alex Fernandes - Trompete
Denis Rodrigues - Trombone
Arquimedes - Saxofone alto
Cristiano Fagian - Saxofone tenor
Eder Araujo - Saxofone barítono
Edinho Calciolari - Bateria
Paulo Dadamus - Percussão
Thiago Gonçalves - Contrabaixo
Carlos Francisquini - Voz e guitarra
Fábio Lopes - Arranjos e guitarra.
Músicos convidados
Luana Cortez - Voz
Fábio Saffi – Percussão
Projeto Guri – No segundo dia do Festival de Inverno de Jahu, os alunos do Pólo de Jaú do Projeto Guri, mantido em parceria com a Prefeitura de Jahu, vão se apresentar no Cinema Municipal. O espetáculo, com uma hora de duração, terá 50 músicos no palco em três grupos: cordas friccionadas (violino, violão clássico...), sopros e percussão e coral.
Coordenadora do Guri em Jaú, Fabiana Conte Marcelino, diz que é uma grande oportunidade para os alunos, uma vez que vão tocar num grande evento, o Festival de Inverno de Jahu. Ela convida toda a população, pais e amigos dos músicos para prestigiarem o espetáculo marcado para as 20h no Cinema Municipal (prédio da prefeitura).
Marcus Carmo
A sexta-feira (3/07) terá também no Cinema o Café Histórico: Meu SP 32, com o professor e historiador Marcus Carmo, que vai abordar a Revolução Constitucionalista de 1932. A palestra se propõe à reflexão e ao debate sobre as suposições acerca do separatismo paulista e a manipulação elitista sobre a massa popular de São Paulo.
Toda a sociedade é convidada a participar da palestra que ainda conta com com exposição de acervo da Revolução de 32, composto por bandeiras, cartazes, capacetes, medalhas, broches, cartões, jornais, fotos, diplomas, peças bélicas e outros.
A celebração pelo aniversário de 83 anos do início da Revolução constitucionalista de 1932 será no 9 de julho, a partir das 9h, na Praça da República.
Fim de semana - Para domingo, o Teatro abre as portas às 21h para Derico e o Clube de Jazz. Antes, às 19h30, será aberta a “Exposição Espelho Retrovisor – Olhares sobre a obra do artista Jozz”.