Prefeitura de Jahu > PROGRAMA SEMEAR É CUIDAR É LANÇADO EM JAHU

PROGRAMA "SEMEAR É CUIDAR" É LANÇADO EM JAHU

Foi lançado nesta manhã (22), na Casa da Mulher Jauense, o Programa "Semear é Cuidar", desenvolvido com objetivo de levar informação e promover a saúde das mulheres do campo.

A iniciativa é resultado de parceria entre a Prefeitura, por meio das Secretarias de Políticas Públicas para as Mulheres (SPPM) e Saúde, o sistema FAESP/SENAR e o Sindicato Rural de Jahu.

O projeto é uma extensão do Programa Promovendo Saúde no Campo (PPSC/SENAR-SP), realizado pela Comissão Semeadoras do Agro, da Federação Agrícola e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), em parceria com a ONG Orientavida e com o Governo do Estado de São Paulo.

Pelo programa mulheres do campo são auxiliadas na realização de mamografias gratuitas e contam com encaminhamento ao Sistema Único de Saúde (SUS), quando necessário.

De acordo com Juliana Farah, vice-presidente da Comissão, a criação do programa surgiu com a constatação de que 86% das mulheres do campo não tinham oportunidade de fazer o exame de mamografia anualmente.

Também participaram do lançamento Luiz Fernando Maritni Auler, presidente do Sindicato Rural de Jahu; Rafaela Dias Santos Brugnatti, analista de negócios do Sebrae-Bauru; Luiza Carvalho, representante da ONG Orientavida; Ana Paula Rodrigues, secretária de Saúde; os Vereadores Tito Coló Neto e Rafaela Hernandez; mulheres do agro; a secretária da Mulher Drª Cândida Ferreira e a equipe da SPPM.