Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!
Alessandra Costa, diretora executiva do Projeto Guri, na solenidade nas novas instalações
Centro Cultural tem capacidade para 413 atendimentos, atende 303 alunos e ainda tem vagas para mais 110 nos cursos de violino, violoncelo, saxofone, clarinete, flauta transversal, trompete, trombone, percussão e canto/coral
A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo entregou aos alunos e professores as novas instalações do Projeto Guri. Na presença de familiares, professores e diretores do projeto, o prefeito Rafael Agostini destacou que 110 vagas ainda estão disponíveis para diversos cursos e que o objetivo é ampliar a capacidade atual de 413 vagas – atualmente são 303 alunos que aprendem música na escola.
O Projeto Guri deixou uma casa alugada na região periférica e passa a funcionar, desde esta terça-feira (27), nas dependências do Centro Cultural, na Rua Tenente Lopes, 350. As aulas estão de volta no novo local. É no novo endereço que alunos e pais interessados em matricular seus filhos devem procurar para fazer as inscrições.
A falar aos alunos do projeto que se apresentaram na solenidade desta terça-feira, o prefeito Rafael Agostini lembrou que também é músico, chegando a ser profissional na época da faculdade. Ele disse que o gosto pela música está no coração. E destacou o Projeto Encantando, que está formando coral municipal infantil.
Sobre o projeto, falou que sente com o dever cumprido ao ver a cidade “dando apoio para essas crianças desenvolverem suas habilidades musicais”. E falou do trabalho em oferecer novas dependências ao projeto: “Nós tivemos algumas dificuldade tempos atrás, inclusive corremos o risco de perder o projeto. Vejo que esse trabalho tem de ser permanente, temos de estar sempre incentivando essas crianças.”
O secretário Hamilton Chaves informou que são oito salas para abrigar os alunos atuais e os novos que vierem a preencher as 110 vagas disponíveis. Ele disse que agora os funcionários da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo vão trabalhar ouvindo música, o que vai tornar o ambiente bem agradável.
Hamilton Chaves destacou ainda que ao instalar o Projeto Guri em novas dependências o motiva ainda mais resgatar a Escola Municipal de Música e a Orquestra Municipal, outras frentes de trabalho da Secretaria de Cultura. “Com o Guri queremos incentivar esses jovens para que saiam grandes talentos”.
Alessandra Costa, diretora executiva do Projeto Guri, disse que comemorou a mudança do projeto para novas instalações. “O projeto só dá certo quando tem todos juntos trabalhando”, comentou, referindo-se às parcerias entre a Amigos do Guri, o governo do Estado e a Prefeitura.
“Oferecemos aulas gratuitas de música, que pode ser de 2 a 5 horas semanais, dependendo o estágio que o aluno se encontra.” Ela destaca a prática coletiva, capaz de promover o desenvolvimento humano dos alunos, além do aprendizado musical propriamente dito.
Segundo ela, se tiver demanda é possível até expandir as vagas. E destacou os pais como ferramenta importante para que as crianças aprendam e se desenvolvam. “O sucesso deles dentro do Guri depende do apoio de vocês (pais)”, comentou.
Inscrições – A coordenadora do pólo no Projeto Guri em Jaú, Fabiana Conte, falou que os pais devem procurar a secretaria do projeto para fazer a inscrição dos filhos. Ela lembra que podem freqüentar as aulas crianças de 6 a 18 anos. As aulas são realizadas das 8h às 17h30.
O interessado deve comparecer à Secretaria de Cultura acompanhado dos pais ou responsável, portando RG ou certidão de nascimento e comprovante de matrícula escolar. E ainda declaração de frequência escolar. Para participar, não é preciso ter conhecimento prévio de música, basta ter entre 6 e 18 anos e gostar de música. O Projeto Guri funciona na Secretaria de Cultura, na Rua Tenente Lopes, 350. Informações: (14) 3602-477.
Associação de Amigos - A Associação de Amigos do Projeto Guri (AAPG), responsável pela gestão e desenvolvimento do Projeto Guri em uma aliança estratégica com a Secretaria de Estado da Cultura, tem como missão promover, com excelência, a educação musical e a prática coletiva de música, tendo em vista o desenvolvimento humano de gerações em formação.
O Projeto Guri adota o modelo de aulas coletivas, pois acredita que assim promove o despertar de habilidades de comunicação e interação, estimulando o desenvolvimento cognitivo, afetivo, sensorial e motor, além de fomentar o sentimento de fazer parte de um grupo, com cada um cumprindo seu papel por um objetivo comum. Atualmente, o Projeto Guri realiza mais de 40 mil atendimentos em polos espalhados por 313 municípios.
A Amigos do Guri é uma organização social de cultura que administra o Projeto Guri no litoral e no interior de São Paulo desde 2004. Além do Governo do Estado – idealizador do projeto – a Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Amigos do Guri e contribuir para o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem contribuir. As informações completas estão no site www.projetoguri.org.br ou podem ser obtidas pelo telefone (11) 3874-3357.
Sobre o Projeto Guri
Mantido pelo Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, desde 1995, nos períodos de contra-turno escolar, cursos de iniciação musical, coral, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopro, teclados e percussão. Mais de 49 mil jovens fazem aulas nos mais de 410 polos distribuídos por todo o Estado de São Paulo. O Projeto Guri é administrado por duas organizações sociais ligadas à Secretaria de Estado da Cultura. Os mais de 370 polos distribuídos pelo interior e litoral do Estado, com cerca de 35 mil guris, são dirigidos pela Associação Amigos do Projeto Guri (Amigos do Guri), enquanto a gestão das unidades da Capital é feita pela Santa Marcelina Organização Social de Cultura. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural.