Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!
A Prefeitura Municipal de Jahu, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, realizou na manhã de 25/07, no Senac Jaú, a Nona Conferência Municipal de Assistência Social, sob o tema “A Gestão e o Financiamento na Efetivação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”.
Estiveram presentes ao evento a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Izilda Mattar, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Josiane de Camargo Ferraz da Silva, a diretora da equipe técnica da Diretoria Regional de Desenvolvimento Social (DRADS) de Bauru, Maria Pérpetua Brandão Farias, a palestrante Rosa Elisa Bertol Federici, o diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Jaú, Laerte Padilha Lozigia e vários representantes da sociedade civil.A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Izilda Mattar, ressaltou o valor do evento. “A Conferência é de grande valia para as definições das ações da política da Assistência Social”.
Durante a abertura oficial, a presidente do CMAS reforçou aos presentes que a Conferência é um processo de mobilização e discussão de trabalhadores, gestores, usuários e representantes das entidades. “A participação de cada pessoa aqui presente é indispensável. O momento que vivemos é um momento pleno de desafios. Mais do que nunca, é preciso ter coragem, é preciso ter esperanças para enfrentar o presente, é preciso resistir e sonhar, é necessário alimentar os sonhos e concretizá-los, dia a dia, no horizonte de novos tempos mais humanos, mais justos, mais solidários. E com vocês desejamos alcançar a plenitude desses dizeres e atingir o objetivo primordial desse evento”.
Para a palestrante Rosa Elisa, diretora executiva da RECAPP Consultoria e Assessoria em Políticas Públicas, a conferência é um espaço para conferir e analisar o desenvolvimento e a situação atual do SUAS no município. “A Constituição Federal de 1988 propõe a participação da sociedade civil nas questões de políticas públicas, e nós não estávamos acostumados até 1988 a participar de administrações municipais. A Constituição cria dois espaços para que a sociedade civil tenha acesso e participação: as conferências, que acontecem de dois em dois anos, e os conselhos municipais. Estes espaços são extremamente importantes para que possamos realmente desenvolver uma política pública dentro do SUAS, que é um sistema descentralizado e participativo. Apesar de estarmos interligados com os governos Estadual e Federal, temos liberdade e autonomia enquanto Município de aceitar ou não as políticas desses entes”, enfatizou.Foram escolhidos para representar o Município na Conferência Estadual de Assistência Social 2013 nos dias 01, 02 e 03 de outubro em São Paulo os seguintes delegados:
Poder Público
Titular: Ariane Florentino Motta
Suplente: Erika Leite Ramos
Titular Josineide Calandrin
Suplente: Ruth Helena Floret Turini Claro
Titular Renata Rocha Anjos Garcia
Suplente: Jose Antonio Cavalcante
Sociedade civil
Titular: Andréia Silvana Rodelli
Suplente: Antonio Caruso Telles Bertrame
Titular: Marisa da Silva Rocha Souza
Suplente: Simone de Campos
Titular: Maria Faustina
Suplente: Priscila Andresa de Oliveira