Prefeitura de Jahu > ALUNOS DA REDE MUNICIPAL HOMENAGEIAM PROFESSOR ADÉLIO BROVÉGLIO

Na noite de ontem (16) foi oficialmente aberta a exposição organizada em homenagem ao falecido professor Adélio Brovéglio, um dos principais nomes do magistério e das artes na história de nosso Município.

A exposição é organizada em parceria entre as secretarias de Educação e de Cultura e Turismo com o grupo Pró-Cultura Jauense e, além de exibir as obras de Brovéglio, conta com releituras produzidas pelos alunos da CMEI que leva o nome do homenageado.

O evento de abertura contou com a participação dos secretários Carlos Donisete de Oliveira (Cultura e Turismo - interino) e Profª. Drª. Elenira Aparecida Cassola (Educação), além da professora Vera Pedroso, que lidera o grupo Pró-Cultura, e de familiares e ex-alunos do professor Adélio, como sua viúva, a senhora Aurora.

A exposição segue aberta para visitação do público até a próxima sexta-feira (20), das 9h às 17h, na Galeria de Artes, localizada na rua Tenente Lopes, 350. Os visitantes que puderem colaborar com a doação de alimentos não perecíveis podem realizar a entrega do produto na entrada da Galeria.

QUEM FOI ADÉLIO BROVÉGLIO?

O professor Adélio Brovéglio nasceu em Valenza, na Itália, em 18 de maio de 1920. Ainda jovem, foi selecionado para participar de um intercâmbio para completar seus estudos no Brasil.

Após formado, passou a lecionar Desenho, Latim, História e Geografia em Araxá (MG) e posteriormente Ibitinga, onde conheceu sua esposa.

Anos depois iniciou se mudou para Jahu, recusando propostas de emprego em Araraquara e Campinas, tornando-se referência para o ensino da cidade.

Paralelamente a isso, desenvolvia cada vez mais suas técnicas de pintura e foi um dos responsáveis pela organização do 1º Salão de Artes de Jahu, organizado em razão do centenário do Município, em 1953.

Adélio Broveglio e Aurora tiveram dois filhos: Augusto e Angela Maria, ambos falecidos. O professor morreu em 2 de outubro de 2002, aos 82 anos, e hoje dá nome a um Centro Municipal de Educação Infantil localizado no Jardim Carolina.