8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > JAHU REALIZA “I FÓRUM JAUENSE DAS ÁGUAS”

JAHU REALIZA “I FÓRUM JAUENSE DAS ÁGUAS”

A Prefeitura Municipal de Jahu, por meio das Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura realiza em 22 de março (Dia Mundial da Água), o “I Fórum Jauense das Águas - Soluções para a Bacia Hidrográfica do Rio Jahu”. O evento tem apoio da Câmara Municipal, Fatec-Jahu e Comitê da Bacia Hidrográfica Tietê-Jacaré,

O Fórum ocorre no Plenário da Câmara e será divido em dois períodos: das 9 às 12 horas, autoridades em hidrologia apresentam um panorama sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Jahu, além de propostas técnicas para evitar novas enchentes, como a do final de janeiro deste ano; das 14 às 17 horas, o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré, Prof. Dr. Jozrael Henriques Rezende, vai mediar mesa-redonda para discussão de iniciativas para o Rio a curto, médio e longo prazo.

O evento, que faz parte de um conjunto de ações estruturantes em desenvolvimento por autoridades municipais, visa reagir à futuras inundações do Rio que corta o município, tem por objetivo abordar a situação da Bacia Hidrográfica do Rio Jahu.

Autoridades da área ambiental, prefeitos de todos os municípios que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio Jahu, representantes do Ministério Público, Governo do Estado de São Paulo, DAEE, CETESB e de outros órgãos de controle vão participar a fim de buscar soluções, ouvir especialistas, traçar um plano de ação e agir.

Em 30 de janeiro deste ano Jahu sofreu a maior enchente dos últimos 70 anos, muito provavelmente a maior da história moderna da cidade. Segundo dados compilados por especialistas da Fatec-Jahu, a estimativa é a de que em quatro dias (27, 28, 29 e 30/01) tenha chovido 334 milímetros. Para efeito de comparação, na última grande inundação, ocorrida em 2011, foram registrados 210 milímetros no período de quatro dias.

A enchente de janeiro deste ano afetou muito mais famílias e até mesmo áreas que nunca haviam sido inundadas, fazendo com que a Prefeitura decretasse estado de emergência. De acordo com a Defesa Civil do Município cerca de 500 casas foram atingidas, deixando boa parte das famílias desabrigadas ou desalojadas. E o pior: houve uma morte e um homem segue desaparecido.

O Fórum será aberto à população, com transmissão ao vivo pela TV Câmara nos canais: 34.2 (aberto digital), 10 (operadora Claro/NET), 52 (operadora ConectCor) e pela internet no endereço eletrônico (www.youtube.com/tvcamjau).

 

PROGRAMAÇÃO

- 9h às 12h: Panorama da Bacia Hidrográfica do Rio Jahu e propostas técnicas para evitar novas enchentes como a de 30 de janeiro.

- 14h às 17h: Mesa-redonda com propostas para o Rio Jahu a curto, médio e longo prazo

 

AUTORIDADES CONVIDADAS PARA PROGRAMAÇÃO DE MANHÃ

Governo do Estado
Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE)
Professor da USP, Dr. Eduardo Mario Mendiondo
Ministério Público
Fatec Jahu
Prefeitos das cidades que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio Jahu (Bariri, Bocaina, Dois Córregos, Itapuí, Mineiros do Tietê e Torrinha)

 

AUTORIDADES CONVIDADAS PARA PROGRAMAÇÃO DA TARDE
Secretários Municipais
Ministério Público
Vereadores
Órgãos ligados à Secretaria de Agriculta e Abastecimento do Estado (EDR, EDA e CATI)
Governo do Estado
Associcana - Associação dos Plantadores de Cana de Jahu e Região
Escola Técnica Agrícola - Etec Professor Urias Ferreira
Comdema - Conselho Municipal de Meio Ambiente
Corpo de Bombeiros
Sindicato Rural
Raízen
Águas de Jahu
Cetesb - Companhia Ambiental de Água e Esgoto de Dois Córregos
Departamentos de Agricultura e Meio Ambiente das cidades da região;
Instituto Pró-Terra
Representantes de moradores atingidos pela enchente

Tags

COMPARTILHAR