8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > MAIS UMA TURMA DE PODADORES DE ÁRVORES QUALIFICADA

SECRETARIA QUALIFICA MAIS UMA TURMA DE PODADORES DE ÁRVORES
Exercício legal da profissão em Jahu requer credenciamento


A Prefeitura do Município de Jahu, por meio da Secretaria de Meio Ambiente - SEMEIA - realizou curso de qualificação para podador de árvore, na Praça do Brasileiro, no Distrito de Potunduva, no início deste mês.

Os participantes receberam orientações sobre técnicas de poda com preservação; uso de ferramentas e EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) adequados; tipos de podas e legislação sobre o assunto.

Seis pessoas fizeram o curso. Entre os participantes um está cursando Tecnologia em Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Fatec); outro passou pela qualificação após ser multado duas vezes por poda drástica e dois homens que já atuam como podadores foram em busca do credenciamento para exercício legal da profissão.

Para exercer a profissão em Jahu tem que ser cadastrado e credenciado pela SEMEIA, conforme determinam as Leis Municipais Nº 3.830/2003 e 4.345/2009. “Em casos de podas inadequadas o munícipe responsável pelo procedimento fica sujeito à penas que, em alguns casos, pode resultar em multa”, alerta o Gerente de Meio Ambiente Giovani Mineti Fabricio.

A formação profissionalizante tem despertado interesse de diversas faixas etárias. A procura de jovens e pessoas com mais idade tem aumentado.

Desde maio a SEMEIA oferece mensalmente o curso de capacitação. Até agora 31 pessoas já foram capacitadas. “Nossa meta é qualificar mais de 60 podadores neste segundo semestre de 2021. A longo prazo nosso objetivo é atingir a marca de 500 podadores até 2024”, disse o Secretário Amílcar Marcel de Souza( Cecéu).


Programa Disk Árvore
Interessados em plantar árvores em calçadas podem entrar em contato com a SEMEIA pelo telefone (14) 3602-2781. Uma equipe técnica vai ao local GRATUITAMENTE recortar o calçamento e fazer o plantio.
A orientação técnica garante a correta arborização urbana com espécies que não comprometem fiação elétrica nem causam danos à estrutura do calçamento.

Para plantio em áreas públicas a SEMEIA deve ser consultada para indicar as árvores adequadas ao local. Nos casos de canteiros centrais é necessário confirmação da espécie adequada para evitar que tubulações sejam atingidas.


Para outras informações
Secretaria de Meio Ambiente

Telefone: (14) 3602-2781
Endereço: à margem da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, Km 180
E-mail: sec.meioambiente@jau.sp.gov.br
Horários de atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Tags

COMPARTILHAR