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Prefeitura de Jahu > Prefeitura de Jahu implanta teleconsultas

A Prefeitura de Jahu deu início nessa semana a um projeto inovador no Município: consultas médicas digitais, que serão oferecidas online e gratuitamente pela Secretaria de Saúde por meio da telemedicina.

A telemedicina foi regulamentada pelo Ministério da Saúde por meio da portaria 467/20, facilitando a continuidade dos atendimentos de saúde sem exposição de médicos e pacientes ao risco de contaminação ao coronavírus.

Todo o projeto de implantação de teleconsulta foi realizado de maneira rápida. Em aproximadamente uma semana a Secretaria de Saúde viabilizou toda estrutura para atendimentos por vídeo na área da saúde. A estrutura criada para Jahu tem capacidade para 32 consultas diárias por profissional médico, e essa demanda pode aumentar a qualquer momento, incluindo-se mais pontos de atendimentos digitais e profissionais.

O consultório virtual conta atualmente com um profissional de agendamento, dois para triagem e cinco médicos habilitados em Clínica Geral e Pediatria. As teleconsultas serão realizadas das 7h às 17h. “É uma medida revolucionária, um projeto que visa democratizar o acesso da população ao atendimento médico. Sem dúvida alguma, o projeto de telemedicina vai trazer uma melhoria muito significativa em nosso sistema de saúde, principalmente nesse momento que estamos vivendo, não expondo, dessa forma, médicos e pacientes ao perigo de contaminação pelo Coronavírus. Com a teleconsulta, o munícipe não precisar se deslocar, não precisa utilizar transporte e nem ficar em filas e locais desconfortáveis para realizar serviços que podem ser feitos via vídeo, em sua própria casa”, afirma o prefeito Rafael Agostini.

Os atendimentos de telemedicina em Jahu podem ser agendados pelo telefone 0800-222-9222

 

Sobre a telemedicina

A telemedicina é o exercício mediado por tecnologias para assistência, pesquisa, prevenção de doenças e lesões, e promoção de saúde. Em todo atendimento o médico deve informar ao paciente as limitações de seu uso, como a impossibilidade de realizar exames que exijam contato físico.

O processo de teleatendimento

1) O paciente entra em contato pelo celular com o número 0800-222-9222 e conversa com o auxiliar administrativo para agendar sua consulta no próximo horário disponível.

2) O auxiliar administrativo realiza um pré-cadastro do paciente, solicitando Nome Completo, Endereço, Nome do Pai do paciente, Nome da Mãe do Paciente, Data de Nascimento, CPF e Cartão Nacional SUS. Logo após, o auxiliar administrativo informa as datas e horários disponíveis para consulta e agenda o paciente na data/horário desejada, orientando o paciente que um enfermeiro irá entrar em contato.

3) Antes da vídeo chamada com o médico, um enfermeiro entra em contato via telefone com o paciente, realiza uma triagem, e envia, na sequência, uma mensagem de texto no celular do paciente contendo um link para acessar a vídeo chamada com o médico. Caso o paciente não localize a mensagem enviada, o enfermeiro poderá encaminhá-la novamente. Caso haja desistência por parte do paciente ou o enfermeiro não consiga contato com o mesmo, será informado no sistema como FALTA ou CONSULTA DESMARCADA.

4) O médico entra na vídeo chamada e realiza o atendimento do paciente, preenchendo os formulários necessários (prescrição médica, receituários, etc). Após o término da consulta, se o médico receitar um medicamento disponível na rede básica de saúde, ele envia o receituário com assinatura digital via e-mail para a unidade de saúde a qual o paciente é cadastrado, para que o mesmo possa retirar os medicamentos necessários. Caso haja necessidade da compra do medicamento, o médico envia por e-mail ao paciente a receita com assinatura digital. Todo atendimento será de forma digital por meio do prontuário eletrônico, utilizando apenas o sistema de telemedicina para atendimento.

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