Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!
A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Saúde e Departamento de Vigilância Epidemiológica, informa à população que, no período de 10 de abril a 31 de maio, será realizada a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza (Gripe) em todas as unidades básicas do Município de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h. No dia 04 de maio é o dia da mobilização nacional.
No período de 10 a 19 de abril, serão vacinadas crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto). A partir de 22 de abril, a vacinação contra influenza ocorrerá em todos os grupos prioritários em todo o país, que são idosos, trabalhadores da saúde, professores da rede de ensino pública e privada, pessoas com doenças crônicas (como doenças cardíacas, crônicas, neurológicas, hepáticas, respiratórias, obesos transplantados, diabéticos e imunosuprimidos), povos indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
A Secretaria orienta que, para sistematizar o atendimento, o cidadão deve ter em mãos a carteira de vacinação. Para os professores das escolas públicas e privadas, será necessária apresentação de documentação que caracteriza esta profissão. Já para as pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outra condição clínica especial, independente da idade, é necessária prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação.
“Embora muitos achem que a gripe é uma doença simples, é bom ressaltar que ela pode se agravar e, inclusive, levar uma pessoa a óbito. Por isso, a vacinação é tão importante e os grupos prioritários precisam ser imunizados. Assim, conseguiremos diminuir a mortalidade, internações e complicações decorrentes da gripe”, afirma a secretária de Saúde Interina, Márcia Nassif.
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade, com tendência a se disseminar facilmente. Pode ser transmitida de forma direta por meio de secreções das vias respiratórias de uma pessoa doente ao espirrar, tossir ou falar. A transmissão também acontece por meio indireto pelas mãos que, após contato com superfícies recentemente contaminadas por secreções respiratórias de um indivíduo infectado, podem levar o vírus diretamente para a boca, nariz e olhos. É importante lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou utilizar o álcool gel, e evitar tocar os olhos, a boca e o nariz após o contato com essas superfícies.
Os sintomas da gripe, em geral, são febre alta, calafrios, tosse, dor de cabeça, dor de garganta, cansaço e dores musculares.
Apesar da importância da vacina para prevenir a gripe, algumas pessoas precisam ficar atentas, pois há contraindicações. Indivíduos com histórico de reação alérgica grave às proteínas do ovo, crianças menores de seis meses e pessoas com doenças febris agudas não devem receber a vacina.
Serviço
Campanha de vacinação contra vírus Influenza, causador da gripe
Período: de 10 de abril a 31 de maio
Local: nas unidades básicas de saúde
Horário: das 7h às 17h
Cronograma de aplicação das doses:
de 10 a 19/04: crianças de 06 meses a 5 anos, gestantes e puérperas
a partir de 22/04, todos os grupos prioritários
População estimada para receber as doses: 46.785
Crianças de 6 meses a menores de 2 anos: 2.514
Crianças de 2 a 4 anos: 4.967
Crianças 5 anos: 1.684
Trabalhador da Saúde: 6.053
Gestantes: 1.257
Puérperas: 207
Idosos: 17.220
Pessoas com doenças crônicas: 11.735
Professores: 1.148