Prefeitura de Jahu > Abertas as inscrições para a fase municipal do Mapa Cultural Paulista 2015/2016

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo, abriu inscrições gratuitas no período de 11 a 22 de maio do Projeto Mapa Cultural Paulista, idealizado pela Secretaria de Estado da Cultura, que visa valorizar e promover o intercâmbio da produção cultural no Estado de São Paulo.

O Mapa Cultural Paulista, criado em 1995, tem o objetivo de fomentar as produções culturais do interior, revelando valores em segmentos que não teriam acesso aos meios de comunicação e com pouca visibilidade no meio cultural.

Durante a realização do projeto, são selecionados artistas de 13 regiões administrativas do Governo do Estado para participar de atividades culturais distribuídas em quatro fases. Em todas elas os artistas que se destacam apresentam seus trabalhos, primeiro no município de origem, depois na região em que está inserido e, ao final, na fase estadual, apresentam-se na capital paulista. Teatro, Dança, Artes Visuais, Canto Coral, Música Instrumental, Literatura e Vídeo são as expressões artísticas contempladas neste projeto, que juntos revelam o mapeamento cultural de São Paulo.

Segundo o gerente de Cultura, Jefferson Miranda, qualquer cidadão ou grupo artístico do Município, poderão se inscrever. “Os artistas interessados devem se dirigir à Secretaria de Cultura, das 9h às 16h, para preencher a ficha de participação do Mapa Cultural Paulista da Fase Municipal. A idade mínima para participação é 14 anos completos até a realização da fase municipal, que acontecerá com data limite em 10 de junho de 2015. Há necessidade de residência comprovada há mais de dois anos em Jaú”.

Ainda segundo Miranda, uma das prerrogativas da Fase Municipal é selecionar trabalhos para a fase Regional, e a fase Regional classificará grupos e artistas para a fase Estadual. “Na fase estadual, os dez primeiros colocados receberão premiação em dinheiro ou circulação artística dentro do Estado de São Paulo”.

Para tanto, critérios de avaliação foram elaborados para nortear as decisões das Comissões de Seleção nas 7 (sete) expressões artísticas. Cada expressão artística terá uma curadoria que coordenará um corpo de jurados com profundo conhecimento de suas expressões, que irão compor as Comissões de Seleção. Todas as Comissões de Seleção serão regidas por critérios gerais de avaliação (abaixo) e por um regimento interno que normalizará os trabalhos de seleção.

Critérios gerais de avaliação:

a) Coerência na concepção do trabalho: relação entre a pesquisa e o fazer, entre forma e conteúdo, entre a atividade mental (pensamento) e a atividade operacional (a realização). É resultado decorrente do processo de criação, do contexto de produção e da difusão da obra artística;

b) Qualidade técnica: preparação, apropriação e projeção das técnicas específicas por parte dos artistas;

c) Qualidade da produção artística: o cuidado no tratamento estético do conjunto da obra;

d) Autenticidade: critério definido pela verdade do discurso artístico embutido na obra. Analisar-se-á se o trabalho reflete e conserva as escolhas e valores autorais deste discurso artístico;

e) Contextualização do trabalho: a relação do trabalho com sua ambiência (a cidade, a sociedade, outros artistas, escolas etc.);

f) Histórico do artista ou grupo: trajetória e trabalhos realizados.