Prefeitura de Jahu > Prefeitura de Jahu inaugura Centro Dia para o Idoso

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, juntamente com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, inaugurou na tarde de sexta-feira (19/12), o Centro Dia para o Idoso “José Ricieri Tonsic”, situado à Rua Roberto Crozera, 435, no Jardim São Crispim.

Localizado em área institucional, o Centro Dia para o Idoso tem a finalidade de proporcionar espaço de acolhimento, proteção e convivência para cerca de 50 idosos semi-dependentes, cujas famílias não tenham condições de prover estes cuidados durante o dia ou parte dele. O local recebeu investimentos de R$ 300 mil do Governo do Estado, e conta com as seguintes dependências físicas: sala de espera, sala de atendimento,sala de administração, ambulatório, almoxarifado, refeitório/atividades, sala de repouso masculino/feminino, cozinha, despensa, área de serviço, sanitários masculino/feminino, sanitários para funcionários masculino/feminino e 1 varanda. A Prefeitura será responsável pelo custeio da unidade e seleção dos beneficiários.

O Centro Dia para o Idoso irá atender idosos com 60 anos ou mais em situação de vulnerabilidade ou risco social, e cuja condição requeira o auxilio de pessoas ou de equipamentos especiais para a realização de atividades da vida diária, tais como: alimentação, mobilidade, higiene; sem comprometimento cognitivo ou com alteração cognitiva controlada. Esses idosos serão atendidos por uma equipe de multiprofissionais. No local, serão oferecidos serviços de lazer, saúde e nutrição, com o objetivo de integrar o idoso socialmente enquanto seus familiares estarão trabalhando. Ao final do dia, quando a família retorna para a casa, o idoso também retorna, mantendo, assim, o vínculo familiar.

São Paulo é um Estado amigo do idoso, pois a população do Estado está envelhecendo. Temos uma tendência natural da inversão da pirâmide, onde antigamente afirmávamos que o jovem era o futuro da nação. Hoje podemos afirmar com tranquilidade que a nação pertence aos idosos. O Estado e seus municípios devem cada vez mais se preocuparem com políticas e equipamentos para oferecerem um serviço digno e de qualidade para a população da melhor idade”, reforça em seu discurso o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Rogerio Hamam.

Estamos hoje fechando mais um ciclo. Tivemos alguns contratempos, mas o que importa é que eles foram vencidos. Temos que aperfeiçoar a qualidade do serviço público, pois as pessoas querem ser atendidas com qualidade, rapidez e agilidade”, diz em seu discurso o prefeito Rafael Agostini.

Segundo a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, o Centro Dia para o Idoso funcionará de segundas às sextas-feiras, das 7h30 às 18h30 com atividades sócio-assistenciais, sócio-educativas, atendimento na área da saúde, alimentação, entre outras atividades.

Serviço

O Centro dia para o Idoso foi denominado “José Ricieri Tonsic” por meio da Lei 4.761, de 12 de novembro de 2012.

Nascido em Bariri no dia 19 de agosto de 1948, filho de José Cirilo Tonsic e Justina Fantin, José Ricieri Tonsic veio para Jaú aos quatro anos de idade. Cursou até o primário, e desde cedo, com sua força de vontade, foi polícia mirim durante quatro anos. Seu primeiro emprego oficial foi na antiga loja Coteninga. Logo depois trabalhou como autônomo.

No período de 2000 a 2011, realizou um trabalho junto aos idosos, sendo sempre muito respeitado por todos. Participava de todas as atividades em favor da melhor idade, doando-se totalmente para a Associação Recreativa da 3ª Idade (ARTI).