Prefeitura de Jahu > Prefeitura encerra campanha do óleo usado com Escola Maria de Lourdes em 1º lugar

Campanha “Cooperar e reciclar é só começar” teve início em fevereiro e arrecadou cerca de 6 mil litros de óleo usado nas escolas municipais, com recursos destinados à entidade de ajuda a pacientes com câncer

A Prefeitura de Jahu, por meio das Secretarias do Meio Ambiente e de Educação, realizou nesta sexta-feira (10/10) o encerramento da campanha de arrecadação de óleo de cozinha usado nas escolas do ensino fundamental da cidade. A campanha “Cooperar e reciclar é só começar” arrecadou 6 mil litros de óleo usado, que foram vendidos para empresa de reciclagem do produto, com a renda revertida em prol da Entidade Anna Marcelina de Carvalho. Na solenidade realizada na Escola Maria de Lourdes Camargo Mello, no Jardim Jorge Atalla, foram anunciadas as escolas vencedoras.

O primeiro lugar de arrecadação foi da Escola Maria de Lourdes Camargo Mello, que conseguiu coletar 1.260 litros de óleo, o que dá uma média de 4,01 litros por aluno. Em segundo lugar ficou a Escola João Pacheco, do Pouso Alegre de Baixo, com 222 litros e média de 3,37 por aluno. A terceira colocação coube à Escola Jaime de Oliveira e Souza, com 614 litros e média de 1,82 por aluno. A diretora de Educação e Eventos da SEMEIA, Marina Bragion Fiamengui, explica que o regulamento previa a média por aluno, assim daria condições iguais para escolas com pequeno número de alunos.

Como prêmio, a Escola Maria de Lourdes ganhou uma TV de 32 polegadas ofertada pelo banco Sicredi/Sescoop-SP, parceiro da campanha. Como prêmio, os alunos da escola foram contemplados com um dia especial, com direito a pipoca, suco e uma peça de teatro com o tema “A água que fugiu do lago”, encenada pelo Grupo Arueiras, de São Vicente, que se apresentou. Os alunos também participaram de oficinas com produtos recicláveis. A escola segunda colocada ganhou R$ 600,00 para adquirir material de uso interno; a terceira colocada ficou com R$ 400,00.

Sustentabilidade e solidariedade - O gerente de Projetos da Secretaria de Educação, José Antonio Cavalcanti, falou da importância da campanha, que evitou que cerca de 6 mil litros de óleo usado fossem jogados na natureza. Da mesma forma também tirou do lixo mais de 3 mil garrafas PET. Ele disse que a Prefeitura de Jahu, por meio das secretarias municipais, tem apoiado e estimulado iniciativas sociais como essa, mobilizando a comunidade escolar.

“O projeto está retirando do meio ambiente o óleo de cozinha que seria jogado fora. Desenvolvemos projeto em parceria com a Sicred, a Entidade Anna Marcelina, a empresa Fassiu, envolvendo a Secretaria de Educação e Secretaria de Meio Ambiente”, disse José Cavalcanti. Ele ressalta que o trabalho feito em conjunto com diretores, professores, pais e alunos das 18 escolas foi de conscientização e de valorização do meio ambiente.

Ao beneficiar uma entidade que cuida de pacientes portadores de câncer, a campanha cumpriu o objetivo, que era trabalhar os conceitos de meio ambiente, sustentatibilidade, solidariedade e ajuda ao próximo. “As pessoas atendidas pela Entidade Anna Marcelina.vêm de fora e precisam de ajuda”. “O prefeito Rafael Agostini e os secretários Educação e de Meio Ambiente estão sempre abraçandos essas causas sociais, que vão ao encontro da comunidade, levando benefícios direta e indiretamente.”

A apresentação das escolas vencedoras contou com a presença de representantes de todas as unidades de ensino. Todas receberam um certificado de “Escola Sustentável” e CD com fotos da campanha em todas as escolas. O gerente do banco Sicred de Jaú, Marcelo Siqueira Alves, esteve no evento, ao lado do coordenador da campanha, Lucas Araújo. O gerente falou que o banco atuou como “incentivador da campanha” e que a mobilização de todos garantiu o sucesso dessa ação de sustentabilidade.

A diretora  da Escola Maria de Lourdes, escola vencedora da campanha, Andrea Carrara Veneziani, destacou o envolvimento de todos os funcionários, professores e alunos. Segundo ela, essa mobilização contribuiu para a grande vitória e pelo volume de óleo arrecadado. Ela ressaltou  que a escola consegue mobilizar toda a comunidade nas ações e que presta contas nas reuniões de pais de todo evento promovido na escola

José Cavalcanti falou que os tambores para a coleta do óleo usado vão permanecer nas escolas, para que a coleta continue a ser feita no município. A partir de agora, todas as 18 unidades de ensino fundamental passam a ser “Escolas Sustentáveis”, por meio de certificado concedido pelo Sicred. A coleta do óleo usado foi feita pela empresa Fassiu, que repassou os recursos à entidade na proporção de R$ 1,00 por litro de óleo. A entidade Anna Marcelina de Carvalho ajuda pacientes em tratamento de câncer e precisa de cerca de R$ 12 mil mensais para atender a todos com fornecimento de medicamentos, alimentação e outras necessidades.

OUÇA SONORA DO GERENTE DE PROJETOS DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

fotos: Paulo César Grange / Prefeitura de Jahu