8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Turismo inclusivo de Jaú participa de debate acadêmico na Unesp

 Grupo de surdos na Subida da Matriz

 

Vídeo da Prefeitura de Jahu que mostra turismo institucional com o surdo como protagonista ganha repercussão e projeto é aprovado para encontro em Presidente Prudente

 

O projeto de Turismo Inclusivo da Prefeitura de Jahu, criado por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, foi escolhido para participar do 1º Encontro Sobre Educação de Surdos e Formação de TILS do Oeste Paulista. O evento será realizado em Presidente Prudente de sexta-feira a domingo (5 a 7). O projeto de turismo inclusivo com surdos teve início em setembro de 2013 e ganhou projeção quando apareceu na TV Tem por ser um projeto inovador. O segundo passo foi a produção de um vídeo sobre a inclusão do turista na cidade.

Chefe de Turismo da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, João Castro, fala sobre o projeto. “Começamos com um passeio experimental com surdos de Jaú, mas o projeto foi crescendo e resolvemos fazer um vídeo turístico institucional com o surdo como protagonista, incluindo e transformando a realidade de alguns surdos na sociedade”, explica. No vídeo, Fernando Ramazzini, da Associação dos Surdos de Jaú (ASJA) interpreta por meio da língua de sinais as opções turísticas à disposição do surdo – leia reportagem sobre o vídeo no site www.jau.sp.gov.br/noticias_detalhes.php?NOT_ID=2547.

A decisão de inscrever o projeto no Encontro de Educação partiu de João Castro e de Adauto Caramano, diretor da ASJA, que vai apresentar o projeto em Presidente Prudente. “Com muita satisfação recebemos a aprovação.” Para Caramano, “o mais importante em projetos como este é o registro acadêmico e o embasamento teórico servindo de parâmetros para novos projetos. Representar Jaú num encontro como este é uma forma de fomentar não só o turismo da nossa cidade, mas de permitir cada vez mais que as pessoas surdas tenham o direito de serem atendidas em Língua Brasileira de Sinais, em todos os segmentos.”

O turismo inclusivo é realizado todo mês em Jaú, tendo como foco o passeio histórico dentro da Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio (Subida da Matriz).

 

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas