Prefeitura de Jahu > Prefeitura de Jahu investe no aperfeiçoamento da qualidade do ensino

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Educação, realiza uma grande força tarefa com o intuito de aperfeiçoar os indicadores educacionais do Município. Várias atividades voltadas à otimização da qualidade do ensino estão em desenvolvimento em diversas frentes.

Segundo o prefeito Rafael Agostini, dentro dessa perspectiva, Jahu aderiu ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). “Em 2013, capacitamos e requalificamos mais de 200 professores para o ensino da Língua Portuguesa com o intuito de alfabetizar todas as crianças da cidade até os oito anos de idade. Obviamente que essa é uma tarefa de médio a longo prazo. Não é algo que vamos conseguir fazer do dia para noite”, reforça.

Neste ano, a Prefeitura está capacitando cerca de 170 professores para o ensino da Matemática para que todas as crianças de Jahu, a partir do momento em que esse sistema for adotado, passem a realizar todas as quatro operações matemáticas até os oito anos de idade. “Infelizmente, temos uma quantidade muito grande de alunos em nosso Município com mais de 10 anos de idade com muita dificuldade em Matemática e que não sabem tabuada. Quando constatamos esse tipo de situação em algumas escolas em 2013, tomamos a decisão que em 2014 o trabalho do Pacto em Jahu fosse voltado ao aperfeiçoamento do ensino nessa matéria”, pontua Agostini.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é uma pactuação realizada entre o Município de Jahu e o Ministério da Educação para atingir essas metas. Cerca de 170 profissionais estão participando desse Pacto, dos quais 153 professores são bolsistas e 16 são ouvintes.

O cronograma das ações do PNAIC conta com atividades até dezembro deste ano. Os profissionais compõem 7 turmas, onde 3 desenvolvem conteúdos referentes ao 1º ano, 2 referentes ao 2º ano e 2 referentes ao 3º ano do ensino fundamental. Os trabalhos são subdivididos entre atividades presenciais e portfólio com documentação e registro das ações desenvolvidas e aplicações em sala de aula.

“É um grande trabalho em desenvolvimento na área educacional. Além de aderirmos ao Pacto para formar professores para ensinar matemática e português, também estamos fazendo uma grande força tarefa junto à Educação de Jovens e Adultos. Aderimos ao Programa Projovem Urbano, uma parceria com o Ministério da Educação que oferece bolsas de estudo de até 100 reais para jovens de 18 a 29 anos que não completaram seus estudos possam concluir sua formação e aperfeiçoar seus conhecimentos. Além disso, os cursos do Programa Nacional do Ensino Técnico (PRONATEC) também estão em expansão em Jahu”, acrescenta o prefeito.

Serviço

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Educação, e em parceria com o Ministério da Educação, aderiu ao Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem Urbano). O objetivo do programa é proporcionar formação educacional, profissional e de cidadania ao jovem que ainda não concluiu ensino fundamental e que tenha entre 18 e 29 anos de idade. É necessário que o interessado saiba ler e escrever. Segundo o projeto, a Prefeitura já tem iniciativas na educação de jovens e adultos (EJA) e da qualificação profissional (PRONATEC). O ProJovem vem para completar a educação, aliando a profissionalização. Inicialmente são 200 vagas, mas que podem ser ampliadas conforme a demanda. Dessa forma, a Prefeitura, em parceria com o Governo Federal, incentiva esses jovens para que voltem a estudar, concluam o ensino fundamental e tenham a oportunidade de qualificação profissional em 22 cursos, que são gratuitos e têm duração de 18 meses, período em que os matriculados receberão um auxílio financeiro de R$ 100,00. Após a conclusão do ProJovem, o aluno terá direito a certificado de conclusão do Ensino Fundamental e receberá o certificado do curso profissionalizante. Em Jahu, 43 mil pessoas não completaram o ensino fundamental (1º ao 9º ano).

Já o Programa Nacional do Ensino Técnico (PRONATEC), criado em 2011, é um conjunto de ações que visam ampliar a oferta de vagas na educação profissional brasileira, melhorando as condições de inserção no mundo do trabalho. Tem como objetivo democratizar a educação profissional e técnica por meio do aumento do número de vagas, ampliação de instituições pelo país e bolsas de estudo aos interessados. Os cursos são de formação inicial e continuada voltados para a inserção no mercado de trabalho, com duração mínima de 160 horas, ofertados em instituições de reconhecida qualidade no ensino técnico e tecnológico, como as unidades do sistema nacional de aprendizagem (SENAC, SENAT e SENAI) e a rede estadual de ensino técnico por meio das escolas técnicas. A oferta dos cursos é sempre gratuita. Os beneficiários recebem alimentação, transporte e todos os materiais escolares necessários para o desenvolvimento do curso. Os principais beneficiários são estudantes que já concluíram o ensino médio na rede pública de ensino (inclusive da Educação de Jovens e Adultos – EJA), beneficiários dos programas federais e estaduais de transferência de renda, trabalhadores em situação de desemprego.