8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Sobre Jahu > Patrimônio Histórico

PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Através das construções pode-se ver a memória, a importância e a história do município. Apresenta mais de 400 prédios históricos edificados durante os áureos anos do café. Essas belas edificações centenárias encontram-se distribuídas principalmente pelo centro da cidade. A que mais impressiona é a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio, sendo a quarta edificação da igreja, o atual prédio, vazado no estilo neogótico alemão e inaugurado em 1901 possui grandes dimensões e uma beleza inigualável. O templo é decorado internamente por diversas pinturas e possui vitrais e um órgão importados da Alemanha, telhas importadas da França, piso hidráulico, um carrilhão de belos cinco sinos, além de inúmeras obras de arte em madeira e mármore.

Monumento a João Ribeiro de Barros

Monumento a João Ribeiro de Barros: Piloto da aviação civil, nascido aos 04 de abril de 1900 no município de Jahu. O primeiro aviador das três Américas que fez a travessia aérea da Europa para a América do Sul - Gênova (Itália) - Santo Amaro (São Paulo - Brasil), no dia 28 de abril de 1927, cruzando o Oceano Atlântico com o hidroavião JAHU.

Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio

Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio: Sua fundação ocorreu em 15 de agosto de 1853, festa da Assunção de Nossa Senhora, tendo como Padroeira Nossa Senhora do Patrocínio, cuja imagem primitiva foi trazida de Itú. A planta da igreja foi elaborada em forma de cruz e sua pedra fundamental foi lançada em 24 de novembro de 1895. A inauguração do templo deu-se no dia 9 de junho de 1901, mesmo não estando completamente concluído. A Matriz, vazada no estilo gótico, de uma elegância e correção de formas admiráveis, viria a ser um dos mais notáveis monumentos de São Paulo e do país.

Mercado Municipal

Mercado Municipal: Inaugurado em 1899, pouco antes de completar 100 anos, sofreu um grande incêndio que obrigou uma reforma. O Mercadão, como é conhecido, abriga várias lojas de comércio popular.

Jahu Clube Centro

Jahu Clube Centro: Fundado em 1915, O Jahu Clube é o clube mais antigo e tradicional da cidade sua construção em estilo clássico no ano de 1917.

Colégio São Norberto

Colégio São Norberto: Em 1899 alguns cidadãos jauenses fundaram a associação ATHENEU JAHUENSE a fim de oferecer aos jovens de ambos os sexos a ocasião de estudarem na própria cidade. A planta dos dois prédios foi levantada pelo engenheiro belga, Dr. João Lourenço Madein, que foi também o autor da planta da Igreja Matriz do Patrocínio. Mais tarde em 1948 por nova lei municipal o nome do educandário transformou-se em COLÉGIO SÃO NORBERTO.

Estação do Som

Estação do Som: Construída em estilo inglês, a Estação Ferroviária de Jahu fazia parte da linha que ligava a antiga Noroeste. Restaurada e aberta à visitação, transformou-se em pólo de ensino e eventos ligados a música.

Museu Municipal

Museu Municipal: O Museu Municipal de Jahu, lei municipal 2.258/84, substituiu a antiga denominação de Museu Pedagógico Jorge Tibiriçá inaugurado em 29 de agosto de 1975, na antiga Chácara Dr. Lopes, residência jauense de Francisco Cláudio de Almeida Prado e sua esposa Lúcia Penteado de Almeida Prado.

Casa da Cultura: Inaugurado no dia 21 de outubro de 2.000, a Casa de Cultura é uma homenagem ao historiador jauense Henrique Pacheco de Almeida Prado. Rua Tenente Lopes, 350 - Fone: (14) 3602-4777.

Estação Rodoviária: Ícone da arquitetura moderna de Vilanova Artigas, construída em concreto armado e vidro. Destaca-se por seus pilares e domus.