COVID-19

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Prefeitura de Jahu > Teleconsulta: não fique sem atendimento médico

Desde o último dia 04 de maio (segunda-feira), a Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Saúde, implantou o serviço de Teleconsulta: consultas médicas digitais online e gratuitas.

A telemedicina e a teleconsulta foram regulamentadas pelo Ministério da Saúde por meio da portaria 467/20, facilitando a continuidade dos atendimentos de saúde sem exposição de médicos e pacientes ao risco de contaminação ao coronavírus.

O consultório virtual conta atualmente com profissionais para agendamento, enfermeiros para triagem e médicos. As teleconsultas são realizadas das 7h às 17h. “Pensando na segurança da população em tempos de pandemia, a Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Saúde, disponibilizou a Teleconsulta, que veio para auxiliar e permitir que os pacientes agendem seus atendimentos pela internet por meio do celular ou notebook, e não fiquem sem o seu tratamento. A eficácia é comprovada e igual ao atendimento presencial. Basta ligar 0800-222-9222 e ter em mãos o CPF e o Cartão Nacional SUS”, reforça a secretária de Saúde, Márcia Nassif.

Ao entrar em contato com o serviço de Teleconsulta, um auxiliar da Secretaria de Saúde irá preencher um pré cadastro do paciente. Após isso, haverá o direcionamento da ligação para um profissional de enfermagem, que fará uma triagem, questionando o paciente sobre sua saúde. Na sequência, esse mesmo profissional envia uma mensagem de texto contendo um link para que a pessoa possa acessar a vídeo chamada com o médico em horário agendado. Durante a vídeo chamada, o médico vai consultar o paciente e avaliar seus sintomas, resolvendo seu problema naquele momento ou encaminhando esse paciente para uma unidade básica de saúde (UBS) de referência. Caso haja necessidade de prescrever um medicamento, a receita médica será enviada à UBS em que o paciente é referenciado, para retirada da receita e do medicamento.

 

Sobre a telemedicina

A telemedicina é o exercício mediado por tecnologias para assistência, pesquisa, prevenção de doenças e lesões, e promoção de saúde. Em todo atendimento o médico deve informar ao paciente as limitações de seu uso, como a impossibilidade de realizar exames que exijam contato físico.

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