COVID-19

Mais informações de segunda a sexta-feira pelo telefone (14) 3602-1790. Denúncias podem ser feitas todos os dias pelo aplicativo da ouvidoria, whatsApp e pelo Portal.


Prefeitura de Jahu > Teleconsulta: consultas médicas online gratuitas

Desde o último dia 04 de maio (segunda-feira), a Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Saúde, implantou o serviço de Teleconsulta: consultas médicas digitais online e gratuitas.

A telemedicina e a teleconsulta foram regulamentadas pelo Ministério da Saúde por meio da portaria 467/20, facilitando a continuidade dos atendimentos de saúde sem exposição de médicos e pacientes ao risco de contaminação ao coronavírus.

Todo o projeto de implantação de teleconsulta foi realizado de maneira rápida: em aproximadamente uma semana, a Secretaria de Saúde viabilizou toda estrutura para atendimentos por vídeo na área da saúde, que tem capacidade para 32 consultas diárias por profissional médico. Essa demanda pode aumentar a qualquer momento, incluindo-se mais pontos de atendimentos digitais e profissionais.

O consultório virtual conta atualmente com profissionais de agendamento, enfermeiros para triagem e médicos habilitados em Clínica Geral e Pediatria. As teleconsultas são realizadas das 7h às 17h. “Nesse momento de tanta apreensão, tristeza e angústia, a Secretaria de Saúde disponibilizou a Telemedicina para a população jauense. Com isso, todos podem ter um atendimento médico virtual. O objetivo é evitar idas e vindas às unidades básicas de saúde em decorrência da pandemia que está ocorrendo. A telemedicina veio para somar aos demais serviços de saúde que já temos em funcionamento”, ressalta a secretária de Saúde, Márcia Nassif.

Segundo a secretária, para o muncípie passar por atendimento na teleconsulta, basta ligar 0800-222-9222 e ter em mãos o CPF e o Cartão Nacional SUS. “Um auxiliar da Secretaria de Saúde vai preencher um pré cadastro do paciente. Após isso, haverá o direcionamento da ligação para um profissional de enfermagem, que fará uma triagem, com questões sobre a saúde do paciente. Na sequência, esse mesmo profissional envia uma mensagem de texto contendo um link para que a pessoa possa acessar a vídeo chamada com o médico em horário agendado. Durante a vídeo chamada, o médico vai consultar o paciente e avaliar seus sintomas, resolvendo seu problema naquele momento ou encaminhando para uma unidade básica de saúde (UBS) de referência. Caso haja necessidade de prescrever um medicamento, a receita médica será enviada à UBS em que o paciente é referenciado, para retirada da receita e do medicamento”.

Sobre a telemedicina

A telemedicina é o exercício mediado por tecnologias para assistência, pesquisa, prevenção de doenças e lesões, e promoção de saúde. Em todo atendimento o médico deve informar ao paciente as limitações de seu uso, como a impossibilidade de realizar exames que exijam contato físico.

Tags

COMPARTILHAR