COVID-19

Mais informações de segunda a sexta-feira pelo telefone (14) 3602-1790. Denúncias podem ser feitas todos os dias pelo aplicativo da ouvidoria, whatsApp e pelo Portal.

Acesse a Cartilha COVID-19. Clique aqui!


Prefeitura de Jahu > Prefeitura divulga programação da Semana da Mulher 2020

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, do Centro de Referência e Atenção da Mulher - Casa Rosa “Dra. Maria Antonia Sinatura Barros”, em parceria com a Procuradoria Especial da Mulher na Câmara e com a Secretaria de Cultura e Turismo, realiza, no período de 02 a 08 de março (de segunda-feira à domingo, respectivamente), a Semana da Mulher 2020, com eventos comemorativos ao Dia da Mulher.

A programação tem início na próxima segunda-feira (02/03) com a abertura oficial, que ocorre às 19h30 no Cinema Municipal “Clodomiro Celulari”, situado à Praça Barão do Rio Branco, sem número. Na ocasião, estarão reunidos parceiros e órgãos da rede de atendimento à mulher em situação de violência.

Já na terça-feira (03/03), haverá uma aula de Zumba Solidária para mulheres com o professor Zin Rodrigo Silva. Para participar, as mulheres poderão doar fraldas e lenços umidecidos que serão encaminhados para o projeto social da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres. Esta atividade acontecerá no Aero Clube, às 19h30.

Na quarta-feira (04/03), haverá abertura da exposição “Ela Resiste Sempre”, que traz dez mulheres da nossa cidade que lutam, resistem e mudam o mundo ao seu redor, retratadas pelas lentes da fotógrafa Malu Ornelas. O evento acontece no auditório das Faculdades Integradas de Jaú, às 19h.

Em 05 de março (quinta-feira), o cronograma contará com duas atividades: às 18h30, na Casa Rosa, haverá a exposição “Sororidades”, com fotos da fotógrafa Natalia Turini feitas com as mulheres da primeira turma do “Programa de Gestantes” da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres. Já às 21h, nas Faculdades Integradas de Jaú, haverá uma mesa redonda com o tema “A cota de gênero nas eleições proporcionais”, promovida pelo Centro Acadêmico XII de Agosto e pelo Cartório da 241ª Zona Eleitoral de Jahu.

Na sexta-feira (06/03), às 19h, a Câmara Municipal de Jahu recebe a ilustre visita da advogada Dra. Kátia Boulos, que conduzirá a roda de conversa “Violência contra a mulher, avanços e controvérsias: por uma cultura de paz”. O evento é promovido pela Procuradoria Especial da Mulher na Câmara.

O sábado será marcado por um grande evento no Jardim de Baixo. O “Mulher em Ação 2020” começará às 9h e contará com a parceria de diversos órgãos e instituições, que estarão presentes para oferecer serviços à comunidade. Entre os participantes estão: Faculdades Integradas de Jaú (FIJ), Academia Jauense de Letras, Tide Escola de Cabeleireiros, ETEC, Unoeste, Defensoria Pública, Polícia Militar, Polícia Civil (DDM), Promotoras Legais Populares (PLPs), Hospital Amaral Carvalho, Malu Ornelas Fotografia, Coletivo SOMAS, Natalia Turini Fotografia e SEBRAE.

A programação se encerra no domingo (08/03), às 19h30, na Estação do Som, com homenagem da Academia Jauense de Letras para as mulheres do nosso Município, representadas por meio de mulheres com trajetória de sucesso em diversos segmentos.

Para a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Cândida Ferreira, esta comemoração vem de encontro à luta pelo protagonismo das mulheres. “O evento evidencia nosso propósito de festejar o Dia Internacional da Mulher com profundas reflexões e diálogos sobre seus direitos, protagonismo e combate a todo tipo de violência. Afinal, a data foi instituída com este propósito: estimular as mulheres a fazerem suas reivindicações e de conscientizar a sociedade de forma geral”, destaca.

Já a procuradora especial da Mulher na Câmara, vereadora Cléo Furquim, ressalta que ainda há muito pelo que lutar. “Mesmo com direitos efetivos conquistados, como entrar no mercado de trabalho e ao voto, as mulheres ainda enfrentam muitas dificuldades nos mais variados âmbitos apenas por serem mulheres. A proposta desses eventos é justamente incentivar o diálogo e a conscientização sobre temas relevantes para todas as mulheres em todos os segmentos sociais e profissionais”.

A coordenadora da Casa Rosa, Mônica Queiroz, enfatiza ainda o papel social dessas ações. “Durante o mês de março, damos um enfoque ainda maior às ações que promovemos durante todo o ano. Além das festividades, essas atividades também têm como objetivo a reinserção de mulheres ao convívio social e mercado de trabalho, com foco em promover sua autonomia financeira”, ressalta.

A Semana da Mulher 2020 conta com apoio das secretarias de Meio Ambiente, Educação, Mobilidade Urbana, Esportes e Comunicação.

 

Confira abaixo a programação

 

02/03 – Segunda-feira – Abertura Oficial

Horário: 19h30

Local: Cinema Municipal “Clodomiro Celulari”

Endereço: Praça Barão do Rio Branco, sem número

 

03/03 – Terça-feira – Zumba Solidária

Horário: 19h30

Local: Aero Clube

Seja solidário: sua participação por fraldas e lenços umidecidos

Endereço: Rua Edgar Ferraz, 58

 

04/03 – Quarta-feira – Exposição “Ela Resiste Sempre”

Horário: 19h

Local: Faculdades Integradas de Jaú

Endereço: Rua Tenente Navarro, 642

 

05/03 – Quinta-feira – Exposição e mesa redonda

18h30 - Exposição fotográfica “Sororidades”

Local: Casa Rosa

Endereço: Av. Anna Claudina, 447

 

21h - Mesa Redonda “A cota de gênero nas eleições proporcionais”

Local: Faculdades Integradas de Jaú

Endereço: Rua Tenente Navarro, 642

 

06/03 – Sexta-feira – Palestra com Kátia Boulos

Tema: Violência contra a mulher, avanços e controvérsias: por uma cultura de paz

Horário: 19h30

Local: Câmara Municipal

Endereço: Praça Barão do Rio Branco, S/Nº

 

07/03 – Sábado – Mulher em ação

Horário: 09h às 12h

Local: Praça da República (Jd. de Baixo)

 

08/03 – Domingo – Academia Jauense de Letras

Homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Horário: 19h30

Local: Estação Ferroviária de Jahu

Galeria de imagens

Tags

COMPARTILHAR