Prefeitura de Jahu > Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo: início da segunda etapa

Cumprindo uma orientação do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Saúde e Departamento de Vigilância Epidemiológica, informa que no período de 18 a 30 de novembro será realizada a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que, este ano, ocorre de forma seletiva.

“No período de 7 a 25 de outubro, foi realizada a vacinação das crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) não vacinadas. Nesse momento, o público-alvo da campanha são adultos jovens na faixa etária de 20 a 29 anos de idade. O dia D, de mobilização nacional, será 30 de novembro, e as unidades básicas de saúde estarão abertas das 8h às 17h. Nesta etapa priorizou-se o grupo de 20 a 29 anos de idade devido ao número de casos confirmados nessa faixa etária ser expressivo. Ressaltamos que a vacinação é extremanente importante, pois é a única forma de prevenção da doença. Procurem as unidades básicas de saúde mais próxima de sua residência para verificar a necessidade de ser vacinado”, reforça a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Leila Garcia Rossi.

O Sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de cinco anos de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento da erupção cutânea até quatro dias após.

 

Serviço:

Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo

Data:no período de 18 a 30 de novembro, será realizada a vacinação em adultos jovens na faixa etária de 20 a 29 anos de idade

Horário: das 7h às 17h

Local: nas unidades básicas de saúde

 

Tags

COMPARTILHAR