8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Secretaria de Saúde faz monitoramento da sífilis

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Saúde, informa que realiza periodicamente monitoramento da sífilis no Município.

A sífilis é uma doença sexualmente transmissível causada pela bactéria Treponema pallidum, e pode apresentar vários estágios, com diferentes manifestações clínicas. “Nos estágios primário e secundário, a possibilidade de transmissão é maior. Essa doença é transmitida por meio de relação sexual sem o uso de preservativos com uma pessoa infectada, ou da mãe infectada para a criança durante a gravidez ou no momento do parto. A única forma de prevenção é o uso correto e regular do preservativo masculino ou feminino. O acompanhamento da gestante durante o pré natal contribui para o controle da sífilis congênita. Importante lembrar que os parceiros sexuais da gestante também devem ser monitorados e tratados”, reforça a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Leila Garcia Rossi.

Ainda conforme Leila, os primeiros sintomas da sífilis são: uma ferida única, que surge no aparelho genital masculino ou feminino, na boca, ou em outros locais da pele. Essa lesão pode aparecer entre 10 e 90 dias após o contágio. Ela é indolor, não coça, não arde, não tem secreção e pode estar acompanhada de caroços na virilha. O diagnóstico pode ser feito por meio de teste rápido, que está disponível no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), situado à Avenida Comendador José Maria de Almeida Prado, 628 (junto à Policlínica Pedro Ometto), com horário de atendimento de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Para realizar o teste, os interessados devem procurar o CTA munidos de documento de identificação (apenas para preenchimento do formulário para feitio do teste no CTA).

“Dia 19 de outubro é considerado o Dia Nacional de combate à sífilis. No período de 14 a 19 de outubro, o CTA promove uma campanha de prevenção e detecção da sífilis, com horário de atendimento diferenciado. De 14 à 18 de outubro (segunda à sexta-feira), o horário de atendimento será das 8h às 20h. Já no dia 19 de outubro (sábado), o horário de atendimento será das 7h às 17h”, pontua Leila.

Ainda conforme a Secretaria de Saúde e o Departamento de Vigilância Epidemiológica, de janeiro a setembro deste ano, foram notificados 26 casos da doença em gestantes, 07 casos em crianças (que estão em acompanhamento) e 166 casos em adultos (entre homens e mulheres).

A sífilis é uma doença de notificação compulsória, que deve ser notificada por todos os profissionais de saúde. É uma doença curável.

Para mais informações, o telefone para contato do CTA é o 3624-7710. “Lembramos que o diagnóstico precoce e o tratamento adequado são as únicas formas de conter o avanço dessa doença”, enfatiza Leila.

Serviço

Testes rápidos gratuitos para sífilis

Local: Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA)

Avenida Comendador José Maria de Almeida Prado, 628 (junto à Policlínica Pedro Ometto)

Horário de atendimento: de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h

Telefone para contato: 3624-7710

Tags

COMPARTILHAR