Prefeitura de Jahu > Campanha de vacinação contra a gripe: mais de 21 mil doses aplicadas

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Saúde e Departamento de Vigilância Epidemiológica, informa que, até a presente data, foram aplicadas 21.110 doses da vacina que protege contra o vírus Influenza, causador da gripe.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, foram aplicadas 3.805 doses em crianças (cobertura de 41,52%), 756 doses em gestantes (cobertura de 60,14%), 197 doses em puérperas (cobertura de 95,17%), 11.695 doses em idosos (cobertura de 67,92%), 3.559 doses em trabalhadores da saúde (cobertura de 58,8%), 778 doses em professores (cobertura de 67,77%) e 4.282 doses em pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

“Embora muitos achem que a gripe é uma doença simples, é bom ressaltar que ela pode se agravar e, inclusive, levar uma pessoa a óbito. Por isso, a vacinação é tão importante e os grupos prioritários precisam ser imunizados. Assim, conseguiremos diminuir a mortalidade, internações e complicações decorrentes da gripe”, afirma a enfermeira responsável pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica, Leila Garcia Rossi.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade, com tendência a se disseminar facilmente. Pode ser transmitida de forma direta por meio de secreções das vias respiratórias de uma pessoa doente ao espirrar, tossir ou falar. A transmissão também acontece por meio indireto pelas mãos que, após contato com superfícies recentemente contaminadas por secreções respiratórias de um indivíduo infectado, podem levar o vírus diretamente para a boca, nariz e olhos. É importante lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou utilizar o álcool gel, e evitar tocar os olhos, a boca e o nariz após o contato com essas superfícies.

Os sintomas da gripe, em geral, são febre alta, calafrios, tosse, dor de cabeça, dor de garganta, cansaço e dores musculares.


Apesar da importância da vacina para prevenir a gripe, algumas pessoas precisam ficar atentas, pois há contraindicações. Indivíduos com histórico de reação alérgica grave às proteínas do ovo, crianças menores de seis meses e pessoas com doenças febris agudas não devem receber a vacina.

A Secretaria orienta que, para sistematizar o atendimento, o cidadão deve ter em mãos a carteira de vacinação. Para os professores das escolas públicas e privadas, será necessária apresentação de documentação que caracteriza esta profissão. Já para as pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outra condição clínica especial, independente da idade, é necessária prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação.

A população jauense estimada para receber a dose da vacina é de 46.785 pessoas.

 

Serviço

Campanha de vacinação contra vírus Influenza, causador da gripe

Período: até 31 de maio

Local: nas unidades básicas de saúde

Horário: das 7h às 17h

 

População estimada para receber as doses: 46.785

Crianças de 6 meses a menores de 2 anos: 2.514

Crianças de 2 a 4 anos: 4.967

Crianças 5 anos: 1.684

Trabalhador da Saúde: 6.053

Gestantes: 1.257

Puérperas: 207

Idosos: 17.220

Pessoas com doenças crônicas: 11.735

Professores: 1.148

 

Tags

COMPARTILHAR