Prefeitura de Jahu > Secretaria de Saúde realiza busca ativa de casos de tuberculose

No período de 05 a 19 de novembro, a Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambulatório de Especialidades (NGA), realiza nas unidades básicas de saúde a segunda fase da campanha de intensificação de busca ativa de Sintomáticos Respiratórios (tuberculose).

Segundo a secretária de Saúde Interina, Márcia Nassif, a tuberculose é uma doença altamente contagiosa, que acomete, principalmente os pulmões, mas pode atingir outros órgãos. É transmitida de pessoa para pessoa por meio da tosse e do espirro. Os sintomas são febre baixa, geralmente à tarde, tosse com ou sem escarro, fraqueza, suor noturno, emagrecimento e falta de apetite. “Será realizada coleta de exame e distribuição de material com informações para orientar a população sobre os sintomas e a formas de tratamento da doença. Orientamos as pessoas que apresentam tosse há mais de três semanas a realizarem o exame de coleta de escarro. O trabalho de detecção de casos de tuberculose é permanente nas unidades básicas. Agora, o que está em andamento, é uma intensificação. Esse serviço já existe na rede, e as unidades encaminham os casos para o Ambulatório de Especialidades. O tratamento é gratuito e dura seis meses.”

Segundo Márcia, muitas pessoas que inicial o tratamento e notam algum melhora acabam interrompendo antes dos seis meses, o que não conclui o ciclo necessário para eliminar a doença. A tuberculose tem cura e tratá-la é de graça.


Tags

COMPARTILHAR