Prefeitura de Jahu > Campanha Setembro Amarelo: atividades durante essa semana

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Saúde e Casa Rosa “Maria Antonia Sinatura Barros”, juntamente com vários parceiros e apoiadores, participa da Campanha “Setembro Amarelo”, com uma série de atividades ao longo do mês.

O dia 10 de setembro foi escolhido simbolicamente como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio pela Associação Internacional para Prevenção do Suicídio (IASP). No Brasil, a partir de 2014, no mês de setembro, passou a ser realizado o movimento mundial de prevenção ao suicídio, conhecido como “Setembro Amarelo”.

Na próxima quarta-feira (12/09), às 19h, no Cinema Municipal “Clodomiro Celulari”, situado à Praça Barão do Rio Branco, sem número, o pastor Rafael Vômero Teixeira ministra palestra com o tema “Eu me importo”.

Em 13 de setembro (quinta-feira), às 8h e às 14h, a equipe da Casa Rosa ministra palestra com o tema “Prevenção de Suicídio” para alunos da Escola Estadual “Professor Nicolau Pirágine”, situada à Rua Marechal Bitecnourt, 1455. Já às 19h, o Hospital Thereza Perlatti, localizado à Praça Adolfo Bezerra de Menezes, sem número, realiza um “Treinão maluco – juntos pela vida”. A entidade solicita a doação de um litro de leite e a participação com uma camiseta amarela.

“O movimento “Setembro Amarelo” vem trazer essa visibilidade necessária ao tema, conscientizando e estimulando a fala e prevenção. Por fugir do assunto, pessoas que ouvem ideias suicidas vindas de alguém próximo não se atentam para a seriedade disso, pensam que é "drama" ou realmente escolhem não escutar por não saber como lidar com isso, como ajudar. Devemos estar atentos aos sinais emitidos pelas pessoas o tempo todo. Não há apenas um fator determinante para o suicídio. Temos que desmistificar e falar sobre o assunto, para adquirirmos conhecimento e ter uma escuta diferenciada para prevenção do mesmo”, afirma a coordenadora da Casa Rosa, Mônica Queiroz Ferreira Lima.

Tags

COMPARTILHAR