8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Casa Rosa promove Campanha “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”

Casa Rosa promove Campanha “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”

 A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Saúde e do Centro de Referência e Atenção da Mulher - Casa Rosa “Dra. Maria Antonia Sinatura Barros”, localizada à Avenida Ana Claudina, 447, promove, de 24 de novembro a 09 de dezembro, a Campanha “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”, instituída no calendário jauense de eventos em 2016 pela Lei 5.118, de autoria da vereadora e presidente da Câmara Municipal à época, Cléo Furquim.

Dentro desses 16 dias de Campanha, estão inclusas datas importantes, como o Dia Internacional para a não violência contra as mulheres, o Dia Internacional de enfrentamento à Aids, e o Dia Internacional dos Direitos Humanos”, detalha Cléo Furquim, autora do projeto e atualmente secretária de Cultura e Turismo de Jahu.

Para o primeiro ano da realização dos “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”, a Casa Rosa realiza uma série de palestras e ações com temas e assuntos relacionados à violência contra o público feminino. “Vamos abordar a violência contra a mulher de uma maneira que nunca foi abordada em nossa cidade antes. Firmamos parcerias com instituições que lutam pela defesa dos direitos da mulher, e preparamos uma programação de muita qualidade”, destaca Mônica Queiroz Ferreira Lima, coordenadora da Casa Rosa “Dra. Maria Antonia Sinatura Barros”.

 

A Campanha “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres conta com apoio das secretarias de Saúde, Cultura e Turismo, Educação, Projeto “A rua é nossa”, SENAC, Diretoria Regional de Ensino e Polícia Militar.

Embora toda a programação seja gratuita, é necessário fazer uma inscrição prévia para participar das palestras. “O telefone da Casa Rosa é 3624-7712. Os interessados também podem entrar em contato pelo whatsapp 9 9709-6095. Todos os participantes receberão certificado após as atividades”, reforça Mônica.

Programação

Campanha “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”

 

* 24/11 (sexta-feira) – 19h – Cinema Municipal “Clodomiro Cellulare”

Ato solene com abertura oficial da Campanha “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”. Após a cerimônia, será exibido o filme “O sonho de Wadja”

 

* 25/11 (sábado) – das 8h às 18h – Estação Cultura “Professor Geraldo Minhoto Teixeira”

Oficina “Cheiro das Palavras”, com Michel Yakini

A partir de leitura de histórias dos orixás, poemas afro brasileiros e expressões idiomáticas, os participantes são convidados à criação poética e à análise da cosmovisão africana a partir da sua influência cultural e linguística no Brasil. Michel Yakini é escritor e produtor cultural, atuante no movimento de literatura das periferias de São Paulo e colunista da revista online Palavra Comum (Galícia – Espanha). Participou de atividades literárias em Cuba, Argentina, México, França, Alemanha, Espanha, Paraguai e Chile. Desenvolve formações, cursos, oficinas e palestras nas áreas de literatura, e apresenta recitais de poesia.

 

* 25/11 (sábado) – 9h – Estação Cultura “Professor Geraldo Minhoto Teixeira”

Oficina com André Lima e Karina Vargas, do Programa “Admirável Móvel Novo”, do Canal gente. Oficina com objetivo de promover geração de renda.

 

* 25/11 (sábado) – 19h – Estação Cultura “Professor Geraldo Minhoto Teixeira”

Noite da música negra jauense

 

* 26/11 (domingo) – 9h – Jardim Maria Luiza IV – Projeto “A rua é nossa”

 

* 27/11 (segunda-feira) – 14h - Cinema Municipal “Clodomiro Cellulare”

Palestra com Cláudia Luna, diretora da ONG Elas por Elas, Vozes e ações das mulheres, e vice presidente do movimento contra o tráfico de pessoas

Tema: Os 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher

 

* 28/11 (terça-feira) – 14h30 – CIDE

Palestra com Dra. Nilma Renildes da Silva, professora de psicologia social e supervisora de estágio em psicologia social e comunitária da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Bauru. Desenvolve pesquisa e extensão na área de violência doméstica contra crianças e adolescentes, violência contra as mulheres e violência nas escolas, visando a garantia de direitos humanos e a coibição do uso da violência nas relações sociais.

Tema: A violência sexual infantil: problemas de uma realidade complexa

 

 

 

 

* 28/11 (terça-feira) – 19h - Cinema Municipal “Clodomiro Cellulare”

 

Palestra com a Dra. Christiane Carrijo Eckhardt Mouammar, professora assistente doutora da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Suas pesquisas e interesses estão na teoria e na clínica psicanalítica, na Epistemologia da psicanálise e nos estudos sobre as pulsões. Também investiga a clínica em extensão com estudos sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes, a violência contra a mulher e a escuta psicanalítica nos hospitais. Pesquisa a clínica em extensão também em uma perspectiva da relação entre a escuta psicanalítica e a arte como recurso psicoterapêutico para crianças vítimas de violência sexual.

Tema: Porque ainda existe violência contra a mulher no século XXI? O silêncio da sociedade e as relações abusivas

 

* 29/11 (quarta-feira) – 14h – SENAC

Equipe da Casa Rosa, formada pelas psicólogas Ludmilla Cristine Santos e Andreia Ayres Pereira, e pela Terapeuta Ocupacional Mayane Ruiz Minutti

Tema: Tipos de violências contra a mulher

 

* 30/11 (quinta-feira) – 19h – Cinema Municipal “Clodomiro Cellulare”

Palestra com Dra. Mariana Ferrucci Bega, advogada, pós graduanda em processo brasileiro pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, especialista em direito e processo do trabalho com formação para Magistério Superior pela Universidade Anhanguera.

Tema: De Amélia à mulher do século XXI: quais direitos as mulheres conquistaram?

 

* 01/12 (sexta-feira) – 14h – Estação Cultura “Professor Geraldo Minhoto Teixeira”

Palestra com a Dra. Cândida Cristina Coelho Ferreira Magalhães. Graduada em Direito pela Faculdade Kennedy, em Belo Horizonte, pós graduanda em violência doméstica e familiar, idealizadora do centro de acolhimento à mulher em situação de violência doméstica e familiar, coordenadora do centro de apoio à mulher de “Todas as Marias” em Guarapari (Espírito Santo).

Tema: Lei Maria da Penha e as recentes mudanças. 

Tags

COMPARTILHAR