Prefeitura de Jahu > Prefeitura convida população para apresentar Projeto de Contenção de Enchentes no Jd. Dona Emília

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Projetos, convida a população para a Apresentação do Projeto de Obras e Contenção de Enchentes - Alagados Construídos no Jardim Dona Emília. A reunião com moradores do bairro onde está a obra e dos bairros no entorno será nesta quarta-feira (26/10), às 18h30, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Rua Luiz Sanzovo esquina com Rua Mauro Ardeu, no Jardim Dona Emília.

A obra de microdrenagem (galerias) e de macrodrenagem está sendo executada há cerca de dois meses e consiste na construção de tanques de contenção de enxurradas para eliminar danos nos bairros localizados abaixo até o córrego dos Pires, incluindo o Lago do Silvério. O serviço está na fase de construção dos tanques. Os serviços foram pausados por causa da necessidade de ajustes no projeto executivo e serão retomados no início de novembro.

O secretário de Projetos, Alessandro Rodrigo Scudilio, informa que o objetivo dessa reunião com moradores próximos das obras é para explicar o objetivo do projeto, colocando-os a par das intervenções já feita e o que será feito na sequência, de forma a minimizar os transtornos causados pelo deslocamento de veículos e máquinas na região. A obra está sendo executada em área próxima ao Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), inaugurado em fevereiro deste ano pela Prefeitura de Jahu.

O sistema de contenção de águas pluviais e amortecimento de enxurradas por alagados construídos (wetlands) está sendo realizado pela empresa AEX Active Engenharia Eirelli EPP, vencedora da licitação no valor de R$ 1.199.004,20. Além dos tanques e tubulações para captar a enxurrada e direcioná-las para o sistema, o local receberá equipamentos de lazer, pista de caminhada e paisagismo.

Apresentação do Projeto de Obras e Contenção de Enchentes

Dia: 26 de outubro de 2016

Local: CEU ( Centro de Artes e Esportes Unificados)

Endereço: Rua Luiz Sanzovo esquina com Rua Mauro Ardeu Jd. D. Emília

O que é

Os alagados construídos são escavações feitas no solo onde água e plantas são usadas para a melhoria da qualidade das águas pluviais. Esse sistema é caracterizado por vegetação hidrófila, solo hídrico e hidrologia. A vegetação hidrófila consiste em certas plantas que crescem na água ou em um substrato. O solo hídrico é aquele que está saturado ou inundado por um longo período de tempo e que promove a vegetação hidrófila. A hidrologia é o estudo do ciclo hidrológico, o balanço hídrico, as enchentes, as secas, etc.

O projeto tem escoamento por gravidade e é integração com a paisagem do local. Os reservatórios do pré-tratamento e de saída terão profundidade máxima de1,60m, a fim de se evitar afogamentos. As wetlands terão profundidade máxima de 1,50m. Os reservatórios serão preenchidos com brita, terra e vegetação (macrófitas). Serão criadas áreas de refúgios (ilhas) com equipamentos de lazer e pista de caminhada para a população.

A vegetação é necessária nos alagados construídos para diminuir a velocidade e fazer o tratamento das águas pluviais. Daí ser importante o papel das macrófitas aquáticas no ecossistema. As macrófitas aquáticas são vegetais que durante

a sua evolução passam do ambiente terrestre para o aquático. A área em questão está localizada fora de Área de Preservação Permanente (APP) e de Preservação Ambiental (APA), e não há supressão de vegetação nativa e/ou exótica.

As partes constituintes de um alagado construído são:

- Pré-tratamento na entrada;

- Pequena barragem com rip-rap na saída;

- Pequeno reservatório na saída;

- Profundidades variadas;