Prefeitura de Jahu > Prefeitura de Jahu e equipe técnica do Plano de Mobilidade recebem sugestões em audiência

Próxima etapa é organizar as manifestações e pareceres técnicos para disponibilizar no site do Município para análise antes de projeto seguir para a apreciação de vereadores

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Projetos, realizou nesta quinta-feira (6/10) a audiência pública de discussão do Plano de Mobilidade de Jahu. Mais de 50 pessoas compareceram à Câmara Municipal para conhecer o plano (diagnóstico e prognóstico), dar sugestões e manifestar suas opiniões sobre o trabalho que está em execução e encontra-se disponível no site do Município (

www.jau.sp.gov.br). O plano contou ainda com as parcerias das Secretarias de Meio Ambiente, de Mobilidade Urbana e de Negócios Jurídicos.

Foram mais de três horas de reunião, na qual estiveram na mesa secretários municipais envolvidos com o Plano e integrantes da equipe técnica que elaboraram o documento. O secretário de Projetos da Prefeitura de Jahu, Alessandro Rodrigo Scudilio, abriu a audiência e falou sobre os estudos que avaliaram a situação atual da mobilidade urbana da cidade. Citou a identificação de problemas e as diretrizes que podem ser tomadas para resolvê-los. “Com a participação de vocês vamos nortear as melhorias para o transporte público, pedestres e segurança no trânsito.”

Para Scudilio, a audiência pública atingiu os objetivos. Ele ressaltou o “exercício de cidadania da população” ao participar do debate e dar sua contribuição para o Plano de Mobilidade Urbana. O vice-prefeito Sigefredo Griso, também integrante da mesa, falou que o projeto em estudo terá como destino a Câmara para análise e posterior sanção do prefeito. Ex-secretário de Mobilidade Urbana, ele falou que é preciso “ter uma visão de futuro” e pensar no pedestre, no motorista, no ciclista e no transporte público. O secretário de Negócios Jurídicos, Luiz Fernando Galvão Pinho, falou que a audiência cumpre seu papel de abir espaço para a manifestação pública.

Em seguida, os apresentadores do Plano de Mobilidade (Tiago Gomes e Felipe Cremonese) falaram das etapas que foram executadas e das que estão por vir, citaram a pesquisa de campo e de dados da população e de acidentes de trânsito nas vias no trabalho para diagnosticar os problemas. E apontaram algumas sugestões para cada caso, envolvendo linha de ônibus, calçamento público, vias de circulação de veículos e outras questões que envolvem a mobilidade de todos.

Em seguida o público presente na audiência pública se pôde se manifestar e fazer sugestões. Agora, de acordo com o secretário de Projetos, as opiniões e manifestações serão analisadas pela equipe técnica, que dará pareceres sobre as propostas. O conteúdo do debate será compilado e e inserido no site da Prefeitura para consulta e nova manifestação popular.

As etapas seguintes incluem conclusão do Plano de Mobilidade e envio para a Câmara por meio de projeto de lei. Os vereadores irão avaliar e poderão propor emendas, antes da votação e aprovação. Por fim, caberá ao prefeito sancionar a lei para que as propostas possam começar a serem executadas seguindo cronograma e prioridades de curto, médio e longo prazo.

CLIQUE ABAIXO PARA BAIXAR OS ARQUIVOS

PlanMob JAHU_Prognóstico_ Revisão 3.pdf