COVID-19

Mais informações de segunda a sexta-feira pelo telefone (14) 3602-1790. Denúncias podem ser feitas todos os dias pelo aplicativo da ouvidoria, whatsApp e pelo Portal.


Prefeitura de Jahu > Secretaria de Saúde atualiza dados sobre Sarampo

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Saúde e Departamento de Vigilância Epidemiológica, informa à população os dados atualizados sobre Sarampo.

“Nesta data (23/10), temos três casos de sarampo confirmados por meio de exames laboratoriais do Instituto Adolfo Lutz, e 41 casos suspeitos. A grande maioria dos pacientes são profissionais da área da saúde. Solicito novamente à população que procure as unidades básicas de saúde para verificarem as suas carteiras de vacinação e averiguarem a necessidade de tomar a vacina ou não”, reforça a secretária Interina de Saúde, Márcia Nassif.

Ainda conforme a secretária, ao longo da vida, todo ser humano deve tomar duas doses da vacina contra o sarampo. Na faixa etária de um à 29 anos, duas doses são necessárias. Os adultos de 30 a 59 anos devem ter uma dose. Acima de 60 anos não é necessário tomar a vacina. “Recebemos essa orientação do Ministério da Saúde. Porém, solicitamos a todos os profissionais de saúde, independente da idade, que tomem a vacina, pois precisam estar vacinados com duas doses. Importante lembrar que o período de incubação, ou seja, de transmissão da doença, é de 14 dias. Há casos de até 21 dias. A pessoa que não sabe que está com sarampo pode contaminar outras 20 pessoas. A única forma de prevenção é a vacina. Solicito a população que se conscientize e tome a vacina. A Secretaria atualiza os dados na realidade, não omitindo informações e trabalhando com transparência. Conto com a colaboração de todos para que mais, uma vez, a gente consiga vencer essa doença”.

O Sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de cinco anos de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento da erupção cutânea até quatro dias após.

Tags

COMPARTILHAR