Prefeitura de Jahu > Centro Municipal de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é inaugurado

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, inaugura o “Centro Municipal de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Rev. Pedro Antonio da Silva Flores”, neste sábado, dia 10/8.

Localizado na Rua Botelho de Mirando nº 22 (prédio do antigo Nosso Lar), o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) foi implantado para atender uma demanda reprimida de crianças, que estavam nas listas de espera dos CRAS do município, que necessitavam de local para ficar no contraturno escolar, especialmente nos CRAS Cila de Lucio Bauab e CRAS Central. Após diagnóstico da Vigilância Socioassistencial foi proposto a implantação do SCFV para atender inicialmente 80 crianças na faixa etária de 06 à 11 anos, ofertando ações no contraturno escolar que visam prevenção de problemas sociais, que possam colocar esse público em situação de risco social.  Além da inserção das crianças diariamente nas atividades socioeducativas os CRAS Central e Cila de Lucio Bauab acompanharão as famílias das respectivas crianças, visando garantir o desenvolvimento de todos numa perspectiva que possa colocá-los numa condição de protagonistas, por meio do acesso a um rol de direitos sociais que previnam violação de direitos.

Tenho certeza absoluta que estamos transformando a vida dessas crianças, através desse trabalho. Não existe outro caminho para a transformação que não seja investir na criança. Tirar crianças da rua e dar a elas oportunidades”, salienta o Prefeito Rafael Agostini.

As crianças que frequentarem o SCFV terão atividades específicas no âmbito da Tipificação Socioassistencial de Serviço Socioassistenciais, isto é, específicos no campo da assistência social. Para o Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Alexandre Pereira da Silva, “Compreendemos que cuidar da infância é garantir o acesso a atividades que potencializem suas capacidades e habilidades, é materializar dia a dia um futuro com uma sociedade mais justa e igualitária.  Mais do que atuar no enfrentamento das situações de risco social, de violação de direitos, prevenir é fundamental”.

O horário de funcionamento do SCFV será das 7h às 17h30. As crianças que estudam no período da manhã poderão frequentar o Serviço no período da tarde e àquelas que frenquentam a escola no período da tarde estarão no Serviço no período da manhã. O Serviço funcionará inclusive no período de férias escolares para que essa proteção não seja interrompida. A equipe será composta por orientadores sociais, estagiários de Serviço Social e Psicologia e Assistente Social inicialmente, sob gestão das equipes dos CRAS, as quais contam com assistentes sociais e psicólogos.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Rua Botelho de Miranda, 22

Chácara Braz Miraglia

Horário de funcionamento: das 7h às 17h30