Prefeitura de Jahu > Secretaria de Educação e Rotary Leste premiam vencedores da campanha de arrecadação de óleo de cozinha usado e de lacres de latas de bebidas

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o Rotary Clube de Jahu Leste, realizou na noite dessa quarta-feira (05/12), no auditório do Complexo Integrado para o Desenvolvimento Educacional (CIDE), premiação da unidade escolar que mais arrecadou de forma per capta óleo de cozinha usado e lacres de latas de bebidas, juntamente com os três primeiros colocados na categoria “aluno”, bem como seus professores, reconhecidos como mediadores e elementos chaves no processo de arrecadação.

O descarte do óleo de cozinha usado não deve ser feito no ralo da pia, no vaso sanitário e nem com o lixo orgânico, pois esses destinos incorretos levam à contaminação dos mananciais aquáticos, do solo e da atmosfera.  Desta forma, os objetivos do concurso são: dar destino correto ao óleo de cozinha usado e despertar nos alunos participantes a consciência ambiental, colaborando, assim, com a sustentabilidade e a cidadania”, afirmou a supervisora de ensino, Veridiana Rodrigues, no ato representando a secretária de Educação, Daltira Maria de Castro Piragine Tumolo.

Ainda conforme a supervisora, no ano de 2018 foram envolvidas 19 unidades escolares municipais dos anos iniciais do Ensino Fundamental, totalizando o envolvimento de 6.300 alunos na faixa etária de 6 a 10 anos, que arrecadaram 1.864 litros de óleo. “Já a arrecadação de lacres de alumínio é revertida em benfeitorias sociais organizadas pelo Rotary Clube Jahu Leste. No ano vigente, foram arrecadadas, ainda, pelo mesmo público-alvo, 618 garrafas de lacres de latinhas de alumínio”.

Na campanha de arrecadação de óleo de cozinha usado, na categoria “aluno e professor”, a terceira colocação ficou com a EMEF “Vereador Ângelo Ronchesel”, do Distrito de Potunduva, com 155 litros arrecadados. A aluna premiada foi Gabriela Santos da Silva Nascimento, do 5º ano A da professora Mariana Guedes. A segunda colocação foi conquistada pela EMEF “Professora Carlota Meira Marsíglio”, com 164 litros arrecadados. O aluno premiado foi Ezequiel Baruque Ferreira da Silva, do 4º ano A da professora Alessandra Parronchi. A primeira colocação da campanha foi alcançada pela EMEF “Eidmar Sancinetti Momesso”, com 255 litros arrecadados. A aluna premiada foi Sofia Pinheiro Broscho, do 2º ano A da professora Mariana Hailer de Almeida Prado. Já na categoria “escola”, a EMEF “Eidmar Sancinetti Momesso”, dirigida por Raquel Salvador e coordenada por Vânia Lúcia da Silva Pinto sagrou-se campeã, com arrecadação per capta de 1,717 litros.

Na campanha de arrecadação de lacre de latas de alumínio, na categoria “aluno e professor”, a terceira colocação ficou com a EMEF “Professora Maria de Lourdes Camargo Mello”, com 26 garrafas arrecadadas. A aluna premiada foi Manuela Paulucci Muniz, do 3º ano A da professora Fernanda Pinheiro de Almeida Prado. A segunda colocação foi conquistada pela EMEF “Professora Carlota Meira Marsíglio”, com 41 garrafas arrecadadas. A aluna premiada foi Heloísa de Barros Baptista, do 3º ano C da professora Aline Felipe. A primeira colocação da campanha foi alcançada pela EMEF “Laudelino de Abreu”, com 68 garrafas arrecadadas. A aluna premiada foi Lorena Ribeiro Godoy, do 2º ano A da professora Gismeire Morandi Trementose. Já na categoria “escola”, a EMEF “João Pacheco de Almeida Prado”, dirigida por Maria Solange de Oliveira sagrou-se campeã, com arrecadação per capta de 0,476 garrafas.

As campanhas de arrecadação estimulam os alunos e a comunidade a adotar hábitos e comportamentos conscientes em relação à preservação do meio ambiente, além de incentivar a reciclagem. Após a arrecadação, os lacres e os óleos são revertidos em cadeira de rodas, que serão doados posteriormente.

Galeria de imagens

Tags

COMPARTILHAR