Jaú, Terça-Feira - 26/09/2017

..........................

Página Inicial > Secretarias > Cultura e Turismo

A A A

Dados da Secretaria

Secretário: Cleonice Reginalda Furquim
Endereço: Rua Tenente Lopes, 350
Cidade: Jaú / SP
Telefone: 14 - 3602-4777 e 3602-4772
E-mail: sec.cultura@jau.sp.gov.br
Site: www.jau.sp.gov.br
Horários de atendimento: Segunda à sexta-feira, das 8h00 às 17h00

Cultura e Turismo


A Secretaria de Cultura e Turismo de Jaú tem como premissa atender a todas as manifestações culturais da comunidade, provendo para isso todos os esforços possíveis para que cada linguagem cultural seja atendida.

Na área turística cabe a esta secretaria incrementar os pontos de interesse turístico existentes e criar novos produtos com potencial de recepção ao visitante.

Todas as ações desta secretaria objetivam investimentos em novos talentos locais, oportunidades a artistas, incremento da economia local através de ações turísticas, eventos e incentivo ao aprimoramento profissional de todos os agentes envolvidos nestas ações.

 

Conselhos Municipais

Existem hoje três Conselhos Municipais ligados a esta secretaria. Alguns foram renovados, como o CONPPAC, Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Arquitetônico e Cultural de Jahu.             

 Outros foram reativados, como o COMTUR, Conselho Municipal do Turismo, responsável por reunir os segmentos interessados no desenvolvimento do turismo na cidade.

E por fim novo conselho foi criado: o Conselho Municipal de Cultura.

Estes conselhos tem como tarefa, auxiliar e orientar a Secretaria de Cultura e Turismo em suas ações.

Cultura e Turismo

A Secretaria de Cultura e Turismo por meio de suas ações e projetos tem por objtetivo :

I - Criar novos parâmetros para a política cultural da cidade

II – Formar, estimular e organizar a infraestrutura local

III – Trabalhar no fortalecimento da identidade cultural local em parceria com os artistas de Jaú

IV – Coordenar organismos públicos de cultura no município

V – Oferecer capacitações nas diversas linguagens culturais da cidade

VI – Planejar, coordenar, implementar, acompanhar e avaliar as políticas de promoção do turismo, bem como elaborar o calendário turístico do município

VII – Formular diretrizes para o desenvolvimento de ações que fomentem o turismo no município

VIII – Apoiar outras instituições, públicas e privadas para a criação de atrações turísticas

IX – Organizar inventário sobre o potencial turístico do município


Organismos públicos de cultura no município

Museu Municipal de Jahu : O Museu Municipal de Jahu, lei municipal 2.258/84, substituiu a antiga denominação de Museu Pedagógico Jorge Tibiriçá inaugurado em 29 de agosto de 1975, na antiga Chácara Dr. Lopes, residência jauense de Francisco Cláudio de Almeida Prado e sua esposa Lúcia Penteado de Almeida Prado.
De início, como o próprio nome sugere, era um museu organizado de forma didática com salas temáticas sobre a história local.  A residência não sofreu nenhuma reforma de adaptação para a implantação do museu, manteve a disposição de quartos e banheiros inalterados, o que segmentava a visita em pequenos cômodos.
Em 1984, parte do museu é adaptada para receber seu acervo. A residência original tem a forma de “X”. A ala dos quartos foi aberta de maneira formar  um salão. Nesta reforma o museu muda a organização dos objetos, colocando-os de forma aleatória e inovando ao misturar obras de arte contemporânea com o antigo acervo. Também são criados dois anexos, uma casa de dois cômodos construída na técnica de taipa de mão, cujo acervo é formado de objetos de uso popular e artesanato, e uma estufa de plantas para abrigar uma coleção particular de orquídeas doada a Prefeitura Municipal de Jahu.
Em 2001, o museu passa por outra reorganização em seu acervo, volta a exibir as telas á óleo de autoridades locais e nacionais pintados por artista renomados. Organiza o acervo relacionado a produção musical local e é criada uma sala especial para o Comandante João Ribeiro de Barros, o primeiro aviador das Américas a cruzar o Atlântico Sul sem ajuda marítima.
O Museu, atualmente, está sendo reestruturado de forma didática, dividido entre áreas de exposição permanente e temporária. A antiga ala dos quartos foi organizada com acontecimentos históricos em ordem cronológica, começando pelos povos nativos, fauna, pioneiros, africanos, ferrovia, imigração, industrialização, revolução de 1932, centenário da cidade e autoridades locais. A sala do comandante e casa de taipa continuam na disposição original.
Av. João Ferraz de Neto, 201 Fone: (14) 3626-8569.
De segunda a sexta das 09h às 11h30 e das 13h às 17h. Sábado, Domingo e Feriados, das 13h às 17h.

Teatro Municipal Elza Muneratto: O Teatro Municipal Elza Muneratto foi fundado em 18 de agosto de 1975. Doze anos depois, o teatro passa a se chamar Teatro Elza Muneratto em homenagem à atriz jauense que faleceu em 1.986.
O Elza Muneratto tem cerca de 600 lugares e é utilizado tanto para a realização de espetáculos artísticos como também para palestras, simpósios, formaturas, entre outros.

Avenida João Ferraz Neto s/n
Telefone: (14) 3622-2677

Cinema Municipal de Jahu: O Cine Municipal Clodomiro Celulari foi inaugurado em 1975 e é um dos principais pontos culturais da cidade.
Atualmente, a Secretaria de Cultura e Turismo exibe filmes gratuitos em duas sessões, às 14 h e 20 h., sendo que é possível agendar com escolas da rede pública e particular e entidades sociais em sessões extras.  O Projeto Aprendendo no Cinema, em parceria com a Secretaria de Educação, leva milhares de crianças ao nosso cinema.
Rua Paissandu nº 444
Telefone: (14) 3602-1792


Biblioteca Municipal Rubens do Amaral: situa-se no prédio do Museu Municipal e consta com um acervo de 25.251 volumes, distribuídos em vários assuntos, uma gibiteca com 2.500 gibis e hemeroteca com  4.000  recortes de jornais, utilizados para pesquisa.
A biblioteca também possui uma sessão de livros e gravados em fita para deficientes visuais.
Av. João Ferraz de Neto, 201 Fone: (14) 3626-8569
Horário de funcionamento: Horário: 8:00 às 17:00


Casa de Cultura Dr. Henrique Pacheco de Almeida Prado: Inaugurado no dia 21 de outubro de 2000, a Casa de Cultura é uma homenagem ao historiador jauense Henrique Pacheco de Almeida Prado.
A galeria de arte da Casa de Cultura é aberta conforme agendamento de exposições, vernissagens, entre outros eventos.  

Rua Tenente Lopes, nº 350
Telefone: (14) 3602-4777


Centro Cultural Antonio Ferreira dos Santos Junior: O Centro Cultural Antonio Ferreira dos Santos Junior é uma homenagem ao escritor jauense, carinhosamente chamado de Toninho da Farmácia.

Encontra-se instalado neste local o Projeto Guri, parceria com a Associação Amigos do Guri responsável por oferecer iniciação musical às crianças e jovens do município. Atualmente mais de 400 vagas são disponíveis.

Atualmente, no Centro Cultural são realizadas as oficinas do Programa Nossa Cultura, tais como artesanato, trabalhos manuais e artes plásticas

Rua Tenente Lopes, nº 350
Telefone: (14) - 3602-4773
Horário de funcionamento: Horário: 8:00 às às 17:00

Estação Cultura:  Localizada na Praça Totó Sampaio, a antiga estação ferroviária da Fepasa foi responsável por grande progresso para o município e para a região, especialmente após a mudança de traçado para bitola larga em 1941, transformando Jaú em importante entroncamento ferroviário. Durante muitos anos, as ferrovias transportaram até o porto de Santos a produção local de café destinada à exportação, importante base econômica do município no século XX.
O importante patrimônio estaria entregue ao abandono e descaso, caso não existissem os ideais de várias pessoas, que desejavam sua merecida conservação e transformação num espaço cultural.
Além disso, a Estação Cultura também está aberta à realização de eventos culturais organizados em parceria com a população, como o EstaSom Rock.

Hoje ocorrem diversas atividades culturais na estação como os cursos de tear manual, tear de pedal e artesanato em couro

Ao lado da estação rodoviária do município, projeto de 1976 do renomado arquiteto Vilanova Artigas, e das inúmeras residências construídas na região central durante o período cafeeiro, a Estação Cultura é mais um dos imóveis que integram o patrimônio arquitetônico da cidade, símbolo do resgate e preservação de nossa história.
Praça Totó Sampaio, s/n
Telefone: (14) 3626-5884

 

Projetos

A Secretaria de Cultura e Turismo possui diversos projetos turístico-culturais como:

- Aprendendo no Cinema

- Boa Vizinhança

- Educar no Patrimônio

- Arte Cemiterial

- Subida da Matriz

- Uma Noite no Museu

 

 

 

Prefeitura Municipal de Jahu - Rua Paissandu, 444 - Centro - CEP: 17201-900 - Telefone: (14) 3602-1777

© Todos os direitos reservados - Prefeitura Municipal de Jahu | BiG DESiGNER