Jaú, Segunda-Feira - 25/09/2017

..........................

Prefeitura de Jahu promove evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

 A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, juntamente com o Centro de Referência e Atenção da Mulher - Casa Rosa “Dra. Maria Antonia Sinatura Barros” e Secretaria de Saúde, com várias entidades parceiras, promove neste sábado (11/03), das 9h às 13h, na Praça da República (Jardim de Baixo), o evento “Mulher em Ação”, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Na ocasião, serão oferecidos diversos serviços, como corte de cabelo, manicure, orientações jurídicas, cuidados com a saúde, avaliação física, acolhimento psicológico, exercícios anti stress, oficina de leitura, feira de artesanato, além de várias aulas e apresentações artísticas (vide cronograma).

Além da gama de serviços que serão oferecidos, o evento terá a participação de grupos culturais, esportivos e de movimentos sociais de mulheres da cidade, com o objetivo de dar visibilidade às atividades atualmente exercidas e desenvolvidas pelas mulheres neste novo cenário em que elas estão ocupando mais espaços de poder e liderança na comunidade em todos os setores (econômicos, políticos e sociais).

O Coletivo Feminino será lançado na ocasião. Também haverá inscrições para a segunda turma das Promotoras Legais Populares, que são ferramentas de cidadania de vital importância para a inclusão da mulher nas políticas públicas e conhecimento de Leis e Direitos, garantidos pela Constituição.

Mulheres de todo o município estão convidadas a participar.

Importância do Dia Internacional da Mulher

O dia 8 de março é o resultado de uma série de fatos, lutas e reivindicações das mulheres (principalmente nos Estados Unidos e Europa) por melhores condições de trabalho e direitos sociais e políticos, que tiveram início na segunda metade do século XIX e se estenderam até as primeiras décadas do XX.

No dia 8 de março de 1857, trabalhadores de uma indústria têxtil de Nova Iorque fizerem greve por melhores condições de trabalho e igualdades de direitos trabalhistas para as mulheres. O movimento foi reprimido com violência pela polícia. Em 8 de março de 1908, trabalhadoras do comércio de agulhas de Nova Iorque, fizeram uma manifestação para lembrar o movimento de 1857 e exigir o voto feminino e fim do trabalho infantil. Este movimento também foi reprimido pela polícia.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem ao movimento pelos direitos das mulheres e como forma de obter apoio internacional para luta em favor do direito de voto para as mulheres (sufrágio universal). Somente no ano de 1975, durante o Ano Internacional da Mulher, que a ONU (Organização das Nações Unidas) passou a celebrar o Dia Internacional da Mulher em 8 de março.

 

Cronograma de atividades do evento “Mulher em Ação”

 

  • Centro de Referência e Atenção da Mulher - Casa Rosa: sobre violência contra mulher, orientações sobre planejamento familiar, sobre sexualidade para adolescentes e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)

  • OAB Mulher, Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal: orientações jurídicas

  • ONG Literocupa: varal e sarau de poesia

  • Grupo Amigos da Fotografia: mural com exposição de fotos

  • Escola de cabeleireiros Tide: corte de cabelo, design de sobrancelha e manicure para as mulheres

  • Grupo Abraçar alguém sem olhar a quem: Terapia do abraço

  • Faculdade Integradas de Jahu (FIJ): orientações jurídicas sobre Lei Maria da Penha (curso de Direito), Programa Mama Amiga, aferição de pressão arterial e glicemia (curso de Enfermagem), avaliação física (curso de Educação Física), acolhimento psicológico e exercícios anti stress (curso de Psicologia), oficina de leitura (curso de Pedagogia), participação do coletivo feminista LABRYS (curso de Comunicação Social), Tenda com inscrições para curso de Promotoras Legais Populares (PLPs), curso de apoio pedagógico (graduação de Pedagogia e Letras),

  • Santa Casa: orientações sobre doenças renais

  • Feira de Artesanato

  • Aula de Yoga com Beta Grizzo

  • Demonstração de danças: Studio de Dança Exupéry

  • Apresentação musical com Magali Soave

  • Oficina de defesa pessoal: Academia Check Mat

  • Oficina de dança afro: grupo Amukenguê

  • Oficina de zumba: curso de Educação Física das Faculdades Integradas de Jahu (FIJ)

  • Oficina de capoeira: grupo Bantus

  • Apresentação de ginástica artística com integrantes do Pró Meninas

  • Unidade móvel do Sebrae

  • Apoio da Polícia Militar

 

Serviço

Evento “Mulher em Ação”

Data: 11/03 (sábado)

Horário: das 9h às 13h

Local: Praça da República (Jardim de Baixo)

Seja o primeiro a comentar esta notícia

Prefeitura Municipal de Jahu - Rua Paissandu, 444 - Centro - CEP: 17201-900 - Telefone: (14) 3602-1777

© Todos os direitos reservados - Prefeitura Municipal de Jahu | BiG DESiGNER